Abordagem baseada em problemas na disciplina de eletricidade em um curso técnico de automação industrial

Pereira, Eduardo Lima (2022)

trabalho de conclusão de curso

No ambiente educacional existe uma constante busca por métodos que facilitem o processo de aprendizagem dos estudantes e permitam ao educador desenvolver os conteúdos interessantes. Dentro desse contexto de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, esse trabalho propõe a abordagem baseada em problemas na disciplina de eletricidade do curso técnico de automação industrial, integrado ao ensino médio. Para atender ao propósito de relacionar o conteúdo a situações reais que os alunos poderão encontrar em seu dia-dia, foi desenvolvido um problema relacionado ao sistema elétrico de uma indústria de alimentos. O resultado do trabalho é a proposta de uma intervenção pedagógica que pretende gerar nos alunos um aprofundamento no conteúdo de eletricidade diante de um problema real.

In the educational environment there is a constant search for methods to help students' learning process and allow the educator to develop interesting contents. In the context of improving teaching-learning process, this work proposes a problem-based approach in the electricity discipline of the industrial automation technical course, integrated with high school. To achieve the purpose of conecting the content to real situations that students may encounter in their daily lives, this work proposes a problem related to industrial electrical system of a food industry. The result of the work is the proposal of a pedagogical intervention that intends to generate in the students a deepening in the content of electricity in the face of a real problem.


Collections: