Saberes docentes sobre grandezas e medidas : interações entre professores do ensino fundamental

Brandão, Karla de Almeida (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa sobre a formação de professores, especificamente professores que ensinam Matemática. O objetivo foi verificar quais saberes sobre Grandezas e Medidas e seu processo de ensino e aprendizagem professores do 5°e 6° ano explicitam em um processo de intervenção pedagógica. A escolha por esses sujeitos de pesquisa decorreu da formação matemática bastante diferenciada de cada um desses grupos e por acreditarmos que na troca de experiências todos constroem novos saberes, socializam os já adquiridos, além de produzir nas relações estabelecidas com os pares mudanças significativas em suas práticas de sala de aula. Inferimos que, advindos do curso de Pedagogia ou da Licenciatura em Matemática, possuíam dificuldades próprias dessa formação, mesmo que distintas, com carência em conteúdo matemático e nas questões didático-pedagógicas. Baseados nos estudos de Shulman (1986, 1987, 2005), Ball et al. (2008) e Ball e Bass (2003), nosso olhar se voltou para o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo desses professores, em razão de sua importância na formação do professor, sem negar os demais saberes necessários à profissão docente. A pesquisa com enfoque qualitativo do tipo intervenção pedagógica desenvolveu-se com professores da rede municipal de Marataízes/ES, com características colaborativas. Os dados foram produzidos durante uma formação continuada que durou 3 meses, presencialmente e a distância. Vários foram os saberes construídos pelos professores durante as interações nas aulas do curso, ressaltando os de conteúdo e os pedagógicos do conteúdo. Referente às contribuições na interação entre professores dos anos iniciais e professores dos anos finais, os dados apontam que a mobilização e compartilhamento de conhecimentos heterogêneos contribuíram para a construção de novos saberes.

ABSTRACT: This research inserts itself in the line of training of teachers, specifically teachers who teach mattematics. Your goal was to verify which knowledges about quantities and measures and about the process of teaching and learning, teachers of 5th and 6 th years spell out a process of pedagogical intervention. The choice for these research subjects due to the fact that the training mathematics each of these groups is so differentiated and we believe that the exchange of experiences all build new knowledge, socialize the abreach acquired and, in the relationships established whith pairs that produce changes in their classroom practice. We start from the belief that resulting from course of pedagogy, or bachelor degree in Mathematics had difficulties of its formation, even thought diferente, with a lack of mathematician content and in matter educational teaching. Based on Shulman studies (1986, 1987, 2005), Ball et al (2008) and Ball and Bass (2003), our look came back to the knowledges of the content of this teachers, in reason for the importance of teacher’s formation, whithout denying the other knowledges required the teaching profession research. With a focus of type intervention developed with municipal school teachers of Marataízes/ES with characteristics collaboration. The data were produced during a continuous formation which lasted three months in person and the distance. It was several knowledge built by the teachers during the intercutions in the classroom course emphasizing the content, and the pedagogical of it. Regarding the contribution in the interaction between teachers of the early years and of the teachers of the final years, the data show that the mobilization and sharing of knowledge heterogêneous contributed to the continuation of new knowledges.


Collections: