A educação matemática na perspectiva da integração curricular no curso de técnico em agropecuária do Ifes - Campus de Alegre

Moraes, Deila da Silva Barelli de (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho analisa o processo de integração curricular no curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Ifes – Campus de Alegre, tomando como eixo o desenvolvimento do ensino da Matemática, compreendendo-a como uma área do conhecimento e disciplina escolar identificada pela aplicação em outras áreas do conhecimento e determinante do desenvolvimento tecnológico. O estudo buscou compreender como o ensino da Matemática participa do processo curricular do curso técnico em questão, numa perspectiva de integração entre a formação geral e a formação profissional. Para tanto, recorreu-se às idéias de Goodson, no campo da história do currículo; de Ciavatta, Frigotto e Ramos, quanto às discussões acerca do currículo integrado à educação profissional técnica de nível médio; de DÁmbrosio, na perspectiva da educação matemática; bem como com o conceito de Educação Matemática Crítica, de Skovsmose. Apoiando na perspectiva metodológica qualitativa, a investigação foi organizada nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, realizado por meio de pesquisa documental, observações de aulas e reuniões pedagógicas, e aplicação de questionários aos professores do curso. Os resultados revelaram a importância da Matemática para a formação do técnico em agropecuária, fazendo-se presente desde a sua utilização mais abstrata e intuitiva, até a necessidade de aplicação de conceitos de números e operações, geometria, grandezas e medidas, dentre outros, necessários à resolução de problemas e execução de projetos e práticas relacionadas à área do curso. Nesse sentido, constatou-se que a Matemática é intrínseca às disciplinas técnicas, e, portanto, participa e favorece o processo integração curricular. No entanto, verificou-se um movimento não recíproco dos saberes em direção a integração curricular, ocorrendo um movimento unidirecional de construção da interdisciplinaridade do ensino técnico para com os conhecimentos matemáticos e que não ocorre da matemática para o ensino técnico. Nesse sentido, acredita-se na busca por práticas pedagógicas que permitam desenvolver nos alunos habilidades para entender, operar, aplicar e refletir sobre as ideias, algoritmos e procedimentos matemáticos, não se limitando apenas à aplicação prática desta para atender à demanda mercadológica. Possibilitar ao estudante essa forma de pensamento e de leitura de mundo pode contribuir substancialmente para uma educação matemática comprometida com a sua formação humana integral.

ABSTRACT: The present study analyzes the process of curricular integration in the Agricultural Technical Course offered by the Ifes – Campus de Alegre, taking as its axis the development of the teaching of Mathematics, understanding it as an area of knowledge and school discipline identified by the application in other areas of the knowledge and determinant of technological development. The study sought to understand how the teaching of Mathematics participates in the curricular process of the technical course in question, in a perspective of integration between general education and professional training. To this purpose, the ideas of Ivor F. Goodson were used in the field of curriculum history; Ciavatta, Frigotto and Ramos, as regards the discussions about the integrated curriculum for technical secondary education; also D'Ambrosio, from the perspective of mathematical education; As well as the concept of Critical Mathematics Education, by Skovsmose. Supporting the qualitative methodological perspective, the research procedure the follow the stages: bibliographical research and fieldwork, accomplished through documentary research, observations of classes and pedagogical meetings and application of questionnaires to the teachers of the course. The results revealed the importance of Mathematics for the training of agricultural technicians, making it present from the more abstract and intuitive use, to the need to apply concepts of numbers and operations, geometry, magnitudes and measures, among others, necessary to problem solving and execution of projects and practices related to the course area. In this sense, it was verified that Mathematics is intrinsic to the technical disciplines, and, therefore, participates and favors the process of curricular integration. However, we observed a nonreciprocal movement of knowledge towards curricular integration, occurring a unidirectional movement of an interdisciplinary construction of the technical education towards mathematical knowledge and that does not occur from mathematics to technical education. In this sense, we believe in the search for pedagogical practices that allow students to develop skills to understand, operate, apply and reflect on ideas, algorithms and mathematical procedures, not just to apply it in practice to meet market demand. Enable the student with this way of think and read the world can contribute substantially to a mathematical education committed to the integral human education.