Práticas multimodais de ensino como estratégia de didático-pedagógicas no Curso Técnico em Pesca Integrado ao Ensino Médio

Santos, Leilane Bruna Gomes dos (2022)

tcc

RESUMO: Este estudo objetivou compreender de que modo as práticas de ensino com base na multimodalidade podem fomentar uma formação técnica de nível médio alinhada à prática profissional e as demais áreas do conhecimento. A proposta foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, sob a óptica do estudo de caso, realizada com a turma do 1º ano do curso Técnico em Pesca integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo do Campus Piúma, onde participaram o total de 31 discentes. Para o desenvolvimento da atividade, os estudantes foram apresentados à proposta de intervenção, os conteúdos técnicos em pesca e as ferramentas digitais. Como resultado deste trabalho, foi possível observar que a abordagem multimodal e a utilização de ferramentas digitais na educação, quando alinhada as estratégias didático-pedagógicas do curso tende a ser muito positiva para os atores envolvidos no processo, tanto para os docentes quanto os discentes. A produção de infográficos e o compartilhamento no mural colaborativo, facilitou o aprendizado dos discentes, além de estimular a criatividade. Os dados que foram gerados a partir da intervenção pedagógica realizada neste trabalho de conclusão final do curso de pós-graduação em práticas pedagógicas, embora trouxeram resultados positivos é importante destacar que são necessários mais pesquisas que abordem temáticas que alcance também outros espaços da educação técnica de nível médio.

ABSTRACT: The objective of this study was to understand how teaching practices based on multimodality can promote high school technical training aligned with professional practice and other areas of knowledge. The proposal was developed with a qualitative approach, from the perspective of the case study, carried out with the 1st year class of fishing technical course in integrated to the high school of the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Piúma, where a total of 31 students participated. For the development of the activity, the students were introduced to the intervention proposal, the technical content in fishing and the digital tools. As a result of this research, it was possible to identify that the multimodal approach and the use of digital tools in education, when aligned with the didactic-pedagogical strategies of the course, tends to be very positive for the actors involved in the process, both for teachers and students. The production of infographics and sharing on the collaborative wall facilitated student learning, in addition to stimulating creativity. The data that were generated from the pedagogical intervention carried out in this final conclusion work of the postgraduate course in pedagogical practices, although they brought positive results, it is important to highlight that more research is needed that addresses themes that also reach other spaces of technical education of middle level.


Collections: