Matemática e tecnologia: a utilização de softwares educacionais no processo de ensino de frações
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RESUMO: As práticas pedagógicas que incorporam Metodologias Ativas estão ganhando cada vez mais espaços na educação em diversas áreas de ensino. As metodologias ativas surgiram para que o modelo tradicional de ensino seja repensado com o intuito de inovar a educação, refletindo sobre a utilização de novas estratégias para que o ensino e aprendizagem sejam mais significativos. Com isso, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de intervenção pedagógica utilizando metodologias ativas juntamente com alguns recursos tecnológicos para permitir de forma mais dinâmica a exploração do conteúdo abordado. A pesquisa pretende investigar como as tecnologias digitais podem favorecer a prática docente no sentido de proporcionar uma aprendizagem significativa de frações, propondo possibilidades de trabalho docente utilizando as tecnologias no ensino de frações para alunos do 6° do ensino fundamental. Utiliza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, analisando a metodologia empregada referente a proposta de intervenção pedagógica na literatura pesquisada, que apontam que as tecnologias aliadas aos softwares atuaram como fontes geradoras de autoeficácia em aprender matemática. Considera-se, ainda, que tal proposta pode contribuir para o aprendizado do conteúdo de frações, devido a possibilidade de uma melhor visualização e experimentação.
ABSTRACT: Pedagogical practices that incorporate Active Methodologies are gaining more and more space in education in several teaching areas. Active methodologies emerged so that the traditional teaching model is rethought in order to innovate education, reflecting on the use of new strategies so that teaching and learning are more meaningful. With that, the objective of this study is to present a proposal of pedagogical intervention using active methodologies together with some technological resources to allow in a more dynamic way the exploration of the approached content. The research intends to investigate how digital technologies can favor the teaching practice in the sense of providing a significant learning of fractions, proposing possibilities of teaching work using technologies in the teaching of fractions for students of the 6th of elementary school. A bibliographic research with a qualitative approach is used, analyzing the methodology used regarding the proposal of pedagogical intervention in the researched literature, which point out that technologies combined with software acted as sources of self-efficacy in learning mathematics. It is also considered that such a proposal can contribute to the learning of the content of fractions, due to the possibility of a better visualization and experimentation.
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