Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Tratamento de Águas na Região da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas

Firme, Rayanne Laura Farias (2022)

tcc

A disciplina de Tratamento de Água e Esgoto possui grande relevância no histórico curricular discente da área ambiental, por oportunizar o aprofundamento do conhecimento relacionado ao abastecimento de água para o consumo humano e tratamento de esgoto doméstico. Considerando as crises hídricas que assolam a microrregião nordeste do estado do Espírito Santo e na degradação da bacia hidrográfica do Rio Itaúnas que a abastece, a contextualização da disciplina com a situação hídrica egional pode ser uma ferramenta em potencial para ampliar as conexões dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios que a crise hídrica sazonal demanda. O presente trabalho tem por objetivo, elaborar uma intervenção pedagógica, para a disciplina de Tratamento de Água e Esgoto do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Ifes Campus Montanha, através de uma Sequência Didática (SD) lógica, dinâmica, coesa e contextualizada à realidade hídrica da bacia hidrográfica do rio Itaúnas. Para tanto, pretende-se abordar os conteúdos dessa SD de forma teórica e prática com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), divididos em três momentos complementares: fundamentação teórica, práticas experimentais em laboratório e vivência da realidade local através de visitas técnicas, onde os alunos terão aulas presenciais em sala de aula, no Laboratório de Química e Biologia do instituto e realizarão atividades externas nos municípios de Montanha e Itaúnas. A aprendizagem e relevância da contextualização nesta intervenção serão avaliadas por meio de um questionário, antes e após a aplicação do proposto. Pelos trabalhos na mesma linha de pesquisa, a sequência didática demonstrou possibilidades favoráveis quanto aos objetivos deste trabalho, mostrando-se uma aliada na contextualização dos conteúdos teóricos, onde os alunos conseguem interagir e explorar conteúdos relacionados à disciplina.

The discipline of Water and Sewage Treatment has great relevance in the curricular history of the students in the environmental area, as it provides an opportunity to deepen knowledge related to the supply of water for human consumption and treatment of domestic sewage. Considering the water crises that plague the northeast micro-region of the state of Espírito Santo and the degradation of the Itaúnas River watershed that supplies it, the contextualization of the discipline with the regional water situation can be a potential tool to expand students' connections, preparing them to face the challenges that the seasonal water crisis demands. The objective of this work is to elaborate a pedagogical intervention, for the discipline of Water and Sewage Treatment of the Higher Course of Technology in Environmental Management of Ifes Campus Montanha, through a logical, dynamic, cohesive and contextualized Didactic Sequence (SD) water reality of the Itaúnas river basin. Therefore, we intend to approach the contents of this SD in a theoretical and practical way, focusing on Science, Technology, Society and Environment (CTSA), divided into three complementary moments: theoretical foundation, experimental practices in the laboratory and experience of the local reality through technical visits, where students will have face-to-face classes in the classroom, at the Institute's Chemistry and Biology Laboratory and will carry out external activities in the municipalities of Montanha and Itaúnas. The learning and relevance of contextualization in this intervention will be evaluated through a questionnaire, before and after the application of the proposal. Through works in the same line of research, the didactic sequence showed favorable possibilities regarding the objectives of this work, proving to be an ally in the contextualization of theoretical contents, where students can interact and explore contents related to the discipline.


Collections: