A leitura de imagem como recurso pedagógico no ensino de história

Santos, Iara Dias dos (2022)

tcc

RESUMO: Este trabalho de pesquisa é uma Proposta de Intervenção Pedagógica no ensino de História sobre o uso de imagens produzidas durante o contexto da pandemia da Covid-19, tendo como temática “os movimentos sociais na contemporaneidade”. Para realização de leitura de imagens serão consideradas fotografias, charges e projeções luminosas que estejam relacionadas ao meio social do aluno. Nesta proposta também haverá discussões com os alunos, visando aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse sentido, é possível afirmar que o uso de imagens nas aulas de História não apenas como uma ilustração do conteúdo, mas como um recurso pedagógico tem contribuído para o aprendizado do aluno referente a um acontecimento Histórico e para a formação crítica de uma determinada realidade.

ABSTRACT: This research work is a Proposal for Pedagogical Intervention in the teaching of History on the use of images produced during the context of the Covid-19 pandemic, with the theme “social movements in contemporary times”. To perform the reading of images, photographs, cartoons and light projections that are related to the student's social environment will be considered. In this proposal there will also be discussions with students, aiming at more dynamic and interactive classes. In this sense, it is possible to affirm that the use of images in History classes, not only as an illustration of the content, but as a pedagogical resource, has contributed to the student's learning regarding a Historical event and to the critical formation of a certain reality.


Collections: