Ensino de biologia no Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA : um olhar para as ações mediadas

Roldi, Maria Margareth Cancian (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa analisou os principais aspectos do ensino de ciências por investigação presentes nas atividades implementadas no INMA denominadas visitas monitoradas e projeto Jovens Pesquisadores, sob o olhar da teoria da ação mediada de James Wertsch. Foram acompanhadas as rotinas e procedimentos dos recepcionistas (monitores) durante as visitas monitoradas. Além disso, foram realizadas intervenções pedagógicas baseadas nos princípios teórico-metodológicos do Ensino por Investigação que possibilitaram conciliar as potencialidades educativas do instituto com o ensino formal de biologia. O corpus de análise produzido foi categorizado em dois momentos. Inicialmente, os dados relativos aos recepcionistas foram organizados de modo a evidenciar dois aspectos principais: a formação para o desempenho da função e as estratégias de mediação praticadas durante as visitas monitoradas. No segundo momento, os dados produzidos durante a visita monitorada e as edições do Projeto JP foram categorizados com base nas inferências que as caracterizavam como atividades investigativas analisadas com enfoque na ação mediada. Pelo exposto, constatamos que foi possível integrar o ensino por investigação à prática da mediação em museus. As atividades consistiram em proposição de situações-problema que orientaram o processo de investigação. Os pesquisadores e os alunos lançaram mão das ferramentas culturais durante o desenvolvimento das atividades investigativas, potencializando o processo de ensino-aprendizagem. Como consequência dessas ações, os alunos vivenciaram novas experiências, permitindo-lhes a construção de novos conhecimentos acerca dos conteúdos biológicos abordados. Evidenciou-se a possibilidade de o INMA se tornar um espaço onde o ensino de biologia da educação básica possa acorrer com o desenvolvimento de atividades investigativas.

ABSTRACT: This research analyzed the main aspects of teaching research sciences present in the activities implemented in INMA called monitored visits and Young Investigators project, under the view of James Wertsch's mediated theory of action. The routines and procedures of the receptionists (monitors) were monitored during the monitored visits. In addition, pedagogical interventions were carried out based on the theoretical-methodological principles of Teaching by Research, which made it possible to reconcile the educational potential of the institute with the formal teaching of Biology. The corpus of analysis produced was categorized into two moments. Initially, data on receptionists were organized in order to highlight two main aspects: training for the performance of the function and the mediation strategies practiced during the monitored visits. In the second moment, the data produced during the monitored visit and editions of the JP Project were categorized based on the inferences that characterized them as investigative activities and were analyzed with a focus on mediated action. From the foregoing, we find that it was possible to integrate research teaching with the practice of mediation in museums. The activities consisted in proposing problem situations that guided the research process. Researchers and students used the cultural tools during the development of research activities, enhancing the teaching-learning process. As a consequence of these actions, the students experienced new experiences, allowing them to build new knowledge about the biological contents addressed. The possibility of INMA becoming a space where the teaching of biology of basic education can come about through the development of investigative activities was evidenced.


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