Cálculo mental : análise de propostas contidas em livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Com as tecnologias em alta, as pessoas podem acabar se acomodando e deixando de lado muito do seu aprendizado, dentre eles o Cálculo Mental. A ideia inicial para o artigo era de pesquisar sobre o Cálculo Mental junto as turmas de Educação de Jovens e Adultos, mas com o advento da Pandemia de Covid19 e os decretos estaduais que determinaram o fechamento das escolas, não foi possível prosseguir com essa ideia. Foi necessário repensar o trajeto da pesquisa para um que ainda estivesse voltado para o ambiente escolar e o escolhido foi analisar os livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental com o intuito de verificar se o Cálculo Mental está entre os conteúdos que são disponibilizados tanto para o professor quanto para o aluno. Para tal, tomou-se como base os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Curricular Comum para saber onde o Cálculo Mental estava inserido e em alguns autores para identificar o que seria o Cálculo Mental. Através do Programa Nacional do Livro Didático foram escolhidos alguns livros didáticos aprovados pelo projeto, passando em seguida a realizar suas análises em determinadas categorias definidas. Somente em um livro foi encontrado definições de Cálculo Mental, mas em todos, observou-se diversos exercícios, situações problemas (inclusive com propostas que ocorrem no dia a dia) que tratam de Cálculo Mental junto ao conteúdo exposto. Foi possível identificar nos livros didáticos tentativas de “diálogos” entre o autor e o professor para guiá-lo em um possível caminho de ensino do Cálculo Mental, além de nos exercícios motivar os alunos a utilizar o Cálculo Mental. Diante de todo o conteúdo que foi colocado pelos autores sobre Cálculo Mental nos livros didáticos, é possível observar que eles não desejam que os alunos sejam meros espectadores e os professores simples comunicadores, mas que haja uma interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos através da troca de informações.
ABSTRACT: With technologies on the rise, people can end up settling down and putting aside much of their learning, including Mental Calculus. The initial idea for the article was to research on Mental Calculus with the Youth and Adult Education classes, but with the advent of the Covid19 Pandemic and the state decrees that determined the closure of schools, it was not possible to proceed with this idea. It was necessary to rethink the research path for one that was still focused on the school environment and the chosen one was to analyze the textbooks of the 6th year of elementary school in order to verify if Mental Calculus is among the contents that are available both for the teacher and for the student. To this end, the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base were taken as a basis to know where the Mental Calculus was inserted and in some authors to identify what the Mental Calculus would be. Through the National Textbook Program, some textbooks approved by the project were chosen, then proceeding to carry out their analyzes in certain defined categories. Only one book found definitions of Mental Calculus, but in all of them, several exercises and problem situations were observed (including proposals that occur in everyday life) that deal with Mental Calculus along with the exposed content. It was possible to identify in the textbooks attempts to "dialogue" between the author and the teacher to guide him in a possible way of teaching Mental Calculus, in addition to motivating students to use Mental Calculus in the exercises. In view of all the content that was put by the authors on Mental Calculus in textbooks, it is possible to observe that they do not want students to be mere spectators and teachers simple communicators, but that there is an interaction between teacher and student and between the students themselves. through the exchange of information.
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