Tratamento e reaproveitamento de resíduos de cobre provenientes de aulas práticas
Trabalho de conclusão de curso
Heavy metals, which can be classified as a high density chemical element group and that are toxic in determined doses, are constantly thrown in the environment, mainly in river waters, causing numerous damages in the local fauna and flora and, consequently, reaching humans. There are various sources of contamination, among which stand out: electronic dumps, domestic sewage, industrial effluents and residues from practical chemical classes discarded in the sinks of the various laboratories throughout the country. Copper is considered a heavy metal and is essential for the organism in low concentrations, however, in high concentrations it becomes toxic. In this work, it was used a methodology, with some modification, in order to treat and recover the ion copper II present in residues from practical chemistry classes held at the Instituto Federal do Espírito Santo in Vila Velha-ES. Through the use of routinely used in chemistry laboratories reagents and simple analytical procedures it was possible to recover approximately 74.13% of copper in the form of copper sulfate pentahydrate; which was reused in a copper electrodeposition practical class. Such recovery avoided environmental contamination and allowed the reuse of copper in practical classes, reducing their cost.
Metais pesados são classificados como um grupo de elementos químicos com alta densidade, e, muitas vezes tóxicos em elevadas doses, são constantemente lançados no meio ambiente, principalmente em águas fluviais, provocando inúmeros danos na fauna e flora locais, e, consequentemente, atingindo os humanos. Existem diversas fontes de contaminação, dentre as quais destacam-se: lixões de eletrônicos, esgotos domésticos, efluentes industriais e resíduos de aulas práticas de químicas descartados nas pias dos vários laboratórios espalhados pelo país. O cobre é considerado um metal pesado sendo essencial para o organismo em baixas concentrações, entretanto em elevadas concentrações torna-se tóxico. Neste trabalho, empregou-se uma metodologia, com algumas modificações e apontamentos, com o intuito de tratar e recuperar os íons cobre II presente em resíduo de aulas práticas de química realizadas no Instituto Federal do Espírito Santo em Vila Velha-ES. Através da utilização de reagentes de uso rotineiro em laboratórios de química e procedimentos analíticos simples, foi possível recuperar aproximadamente 74,13% de cobre na forma de cristais de sulfato de cobre penta-hidratado; o qual foi reutilizado em uma aula prática de eletrodeposição de cobre. Tal recuperação evitou contaminação ambiental e permitiu o reuso do cobre nas aulas experimentais do Campus, diminuindo o custo das mesmas.
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