Arte na sala de aula: uma proposta de prática pedagógica valorizando artista de Linhares-ES
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho visa ampliar conhecimentos sobre a presença e a importância da arte na escola e estabelecer relações entre um artista da comunidade e as possibilidades de ensino-aprendizagem para a educação infantil. Seu enfoque foi qualitativo, tendo em vista que o trabalho visou construir estudo científico acerca de fenômeno social vivido no campo da educação. Realizou-se referencial teórico embasado em pesquisadores como Sacristán e Gómez (1998), Barbosa (2010), Iavelberg (2013), Santos e Costa (2016) e Libâneo (2017), objetivando compreensão e atualização dos fundamentos básicos sobre o objeto de investigação deste trabalho acadêmico e seus objetivos. Este processo metodológico foi fundamental para o planejamento e a elaboração de uma proposta de intervenção didática. Trata-se também de relato de experiência de campo da aplicação e análise desta prática em uma escola. Como resultados, além da proposta pedagógica Conhecendo o artista linharense Celso Fregona, apresenta-se reflexões e contribuições sobre o ensino de arte a partir do conhecimento de um artista da cidade para docentes da educação infantil.
ABSTRACT: The present work aims to expand knowledge about the presence and importance of art at school and establish relationships between an artist from the local community and the possibilities of teaching-learning for early childhood education. The approach was qualitative, considering that the work aimed to build a scientific study about a social phenomenon experienced in the field of education. The theoretical reference was based on researchers such as Sacristán and Gómez (1998), Barbosa (2010), Iavelberg (2013), Santos and Costa (2016), and Libâneo (2017), and helped to understand and update the basic foundations of the object of investigation of this academic work and its objectives. This methodological process was fundamental for the planning and elaboration of a didactic intervention proposal, of which application and analysis in a school are also reported. It was found that from the pedagogical proposal "Conhecendo o artista linharense Celso Fregona", reflections and contributions on art teaching from the knowledge of a local artist for teachers of early childhood education were attained.
Redes Sociais