Gamificação como a "bola da vez": uma oportunidade para dinamizar o processo de aprendizagem
tcc
RESUMO: A gamificação, como metodologia ativa de ensino, se apresenta como alternativa de recurso que pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, estando em concordância com o que se deseja para uma educação contextualiza. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo para buscar entender em que sentido a gamificação, como metodologia de ensino, pode contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Participaram da pesquisa duas turmas do ensino fundamental, que realizaram atividades gamificadas no site Wordwall. Os dados obtidos mostraram que através da utilização da gamificação como metodologia de ensino, o professor pode deixar as aulas mais atrativas, uma vez que estudantes de diferentes idades são atraídos por este tipo de tecnologia. Contudo, sua utilização de ser pautada na formação consciente, crítica e contextualizada.
ABSTRACT: Gamification, as an active teaching methodology, presents itself as an alternative resource that can enhance the teaching and learning process, in accordance with what is desired for a contextualized education. Thus, a study was developed to seek to understand in what sense gamification, as a teaching methodology, can contribute to improving the teaching and learning process of students. Two elementary school classes participated in the research, which carried out gamified activities on the Wordwall website. The data obtained showed that through the use of gamification as a teaching methodology, the teacher can make classes more attractive, since students of different ages are attracted to this type of technology. However, its use of being based on conscious, critical and contextualized training.
Redes Sociais