Uso de tecnologias digitais no ensino de geografia escolar : potencialidades e limitações

Silva, Graziani Mondoni (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A inserção de tecnologias digitais no ambiente escolar vem crescendo a cada dia e diversos autores, como Almeida (2000), Valente (1999), Kenski (1998), Wiley (2000), entre outros, pesquisam seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando grande otimismo quanto aos benefícios de seu uso. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso de tecnologias digitais no ensino da Geografia escolar e contribuir para sua difusão. Para atingir o objetivo da pesquisa, aplicamos questionário online juntos aos professores de Geografia da educação básica capixaba a fim de diagnosticar as infraestruturas digitais presentes nas escolas e quais tecnologias utilizam em suas práticas de ensino. Realizou-se ainda, uma revisão sistemática, adaptada de Kitchenham (2004), que buscou por repositórios digitais e objetos de aprendizagem úteis ao ensino da Geografia escolar. Foi ofertado também, um curso de formação continuada, intitulado ‘Tecnologias Digitais para o Ensino da Geografia na Educação Básica’, na modalidade a distância. Com a realização do estudo, constatou-se que as infraestruturas digitais presentes nas escolas capixabas são ainda, em muitos casos, negligenciadas, uma vez que são poucas as tecnologias presentes em sala de aula, sendo mais comuns nos laboratórios de informática, os quais muitos não funcionam em sua plenitude, sobretudo nas redes de ensino pública estadual e municipais. Em relação aos professores de Geografia, observou-se que muitos não têm formação na área de tecnologias digitais, o que reforçou a oferta do curso de formação continuada. Constatou-se também, que há um número significativo de objetos de aprendizagem que abordam conteúdos geográficos, porém cerca de 1/3 dos OA analisados, se mostraram úteis ao processo de ensino-aprendizagem na educação básica. O curso de formação, demonstrou que o uso de tecnologias digitais contribui no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, por usar ferramentas nas quais os alunos estão cotidianamente conectados. Além disso, por serem ainda vista como “novas” formas de aprender, uma vez que a abordagem tradicional de ensino se faz bem presente nas escolas.

ABSTRACT: The insertion of digital technologies in the school environment has been growing every day and several authors, such as Almeida (2000), Valente (1999), Kenski (1998), Wiley (2000) and others investigate its effects on the teaching-learning process, Showing great optimism about the benefits of its use. Thus, this research aims to analyze the use of digital technologies in the teaching of school geography and contribute to its diffusion. To reach the research objective, we applied online questionnaire together to the teachers of Geography of the basic education of Espírito Santo in order to diagnose the digital infrastructures present in the schools and which technologies they use in their teaching practices. A systematic review, adapted from Kitchenham (2004), was carried out, which sought digital repositories and learning objects useful for the teaching of school geography. It was also offered a continuing training course entitled 'Digital Technologies for the Teaching of Geography in Basic Education', in the distance modality. With the completion of the study, it was found that the digital infrastructures present in the Capixaba schools are still, in many cases, neglected, since there are few technologies present in the classroom, being more common in computer labs, which many Do not function fully, especially in the state and municipal public education networks. In relation to teachers of Geography, it was observed that many did not have training around digital technologies, which reinforced the offer of the continuing training course. It was also observed that there are a significant number of learning objects that deal with geographic contents, but about 1/3 of the OA analyzed, have proved useful for the teaching-learning process in basic education. The training course showed that the use of digital technologies contributes to the teaching-learning process, especially by using tools in which students are connected daily. Moreover, they are still seen as "new" ways of learning, since the traditional approach to teaching is very present in schools.


Collections: