dc.contributor.advisor | Nobre, Isaura Alcina Martins | |
dc.contributor.author | Sant'Anna, Solimara Ravani de | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:34:23Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T17:34:23Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SANT'ANNA, Solimara Ravani de. Tecnologias digitais como apoio ao ensino de matemática : potencialidades e desafios a partir da aprendizagem colaborativa. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/235 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Com a evolução e a popularização porque passaram as Tecnologias Digitais (TD),
ocorreram transformações nos diversos segmentos da sociedade. No âmbito
educacional, essa popularização promoveu, dentre outras, novas formas de acesso
às informações possibilitando uma participação mais ativa dos alunos em sala de
aula, demandando reflexões a respeito da prática docente e, mais especificamente,
do aprendizado matemático (BAIRRAL, 2010). Neste sentido, como forma de trazer
reflexões sobre a prática docente a partir do uso das TD e, mais especificamente, do
aprendizado de Matemática, surge a oferta do curso “Tecnologias Digitais como
Apoio ao Ensino de Matemática”, contexto desta pesquisa, buscando responder à
seguinte questão investigativa: Quais as potencialidades e desafios encontrados em
um ambiente de aprendizagem colaborativa, a partir do uso das TD, que possam
contribuir para práticas pedagógicas dos professores de Matemática e,
consequentemente, com o aprendizado de Matemática? Para responder a esta
questão foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e descritivo
utilizando como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionários,
observações no Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) e diário de campo. O
principal objetivo desta pesquisa constituiu em analisar as estratégias didáticas com
o uso de TD pelos alunos-docentes, professores de Matemática dos anos finais do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a partir da proposta metodológica do curso,
ofertado a distância em um ambiente de aprendizagem colaborativa. Durante o
percurso investigativo o curso foi elaborado e validado por professores com
formação em Matemática e experiência no uso das TD na prática docente. A partir
desta oferta, analisou-se as atividades pedagógicas com base na percepção dos
alunos-docentes e a aprendizagem colaborativa a partir das atividades propostas,
além disso, foi realizada uma análise da percepção dos alunos-docentes do curso
quanto às possibilidades e os desafios a partir da inserção das tecnologias na sua
prática docente. Durante o processo da pesquisa, dialogamos com Borba, Damiani,
Nóvoa e Moran, e, por conseguinte, produzimos dados que subsidiam as conclusões
a respeito das contribuições para novas práticas pedagógicas dos professores de
Matemática e, consequentemente, com o aprendizado de Matemática a partir das
potencialidades e dos desafios encontrados no curso. Este trabalho investigativo
subsidiou, também, a construção do curso voltado para professores de Matemática,
no qual é disponibilizada toda a metodologia adotada. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: With the evolution and popularization through which the Digital Technologies (DT)
passed, transformations occurred in the various segments of society. In the
educational context, this popularization promoted, among others, new forms of
access to information, enabling a more active participation of students in the
classroom, demanding reflections about teaching practice and, more specifically,
mathematical learning (BAIRRAL, 2010). In this sense, as a way to bring reflections
on the teaching practice from the use of DT and, more specifically, from the learning
of Mathematics, the offer of the course "Digital Technologies as Support to Teaching
Mathematics" arises, context of this research, seeking to answer the following
research question: What are the potentialities and challenges found in a collaborative
learning environment, based on the use of DT, that can contribute to pedagogical
practices of Mathematics teachers and, consequently, to the learning of
Mathematics? In order to respond to this question, a qualitative, exploratory and
descriptive research was carried out, using as instruments for data production the
application of questionnaires, observations in the Virtual Learning Environment (VLE)
and field diary. The main objective of this research was to analyze the didactic
strategies with the use of DT by the student-teachers, Mathematics teachers of the
final years of Elementary and Secondary Education, based on the methodological
proposal of the course, offered at a distance in an environment of Collaborative
learning. During the research the course was prepared and validated by teachers
with a background in Mathematics and experience in the use of DT in teaching
practice. Based on this offer, we analyzed the pedagogical activities based on the
perception of the student-teachers and the collaborative learning from the proposed
activities, in addition, an analysis was made of the student-teachers' perception of the
course regarding the possibilities and the challenges from the insertion of the
technologies in their teaching practice. During the research process, we dialogued
with Borba, Damiani, Nóvoa and Moran, and, therefore, we produced data that
support the conclusions about the contributions to new pedagogical practices of
Mathematics teachers and, consequently, the learning of Mathematics from the
potentialities and challenges encountered in the course. This research also
subsidized the construction of the continuing training course aimed at teachers of
Mathematics, in which the methodology adopted is available. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais como apoio ao ensino de matemática : potencialidades e desafios a partir da aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Andrade, Mariella Berger | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais