Tecnologias digitais como apoio ao ensino de matemática : potencialidades e desafios a partir da aprendizagem colaborativa

Sant'Anna, Solimara Ravani de (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Com a evolução e a popularização porque passaram as Tecnologias Digitais (TD), ocorreram transformações nos diversos segmentos da sociedade. No âmbito educacional, essa popularização promoveu, dentre outras, novas formas de acesso às informações possibilitando uma participação mais ativa dos alunos em sala de aula, demandando reflexões a respeito da prática docente e, mais especificamente, do aprendizado matemático (BAIRRAL, 2010). Neste sentido, como forma de trazer reflexões sobre a prática docente a partir do uso das TD e, mais especificamente, do aprendizado de Matemática, surge a oferta do curso “Tecnologias Digitais como Apoio ao Ensino de Matemática”, contexto desta pesquisa, buscando responder à seguinte questão investigativa: Quais as potencialidades e desafios encontrados em um ambiente de aprendizagem colaborativa, a partir do uso das TD, que possam contribuir para práticas pedagógicas dos professores de Matemática e, consequentemente, com o aprendizado de Matemática? Para responder a esta questão foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e descritivo utilizando como instrumentos para produção de dados a aplicação de questionários, observações no Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) e diário de campo. O principal objetivo desta pesquisa constituiu em analisar as estratégias didáticas com o uso de TD pelos alunos-docentes, professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a partir da proposta metodológica do curso, ofertado a distância em um ambiente de aprendizagem colaborativa. Durante o percurso investigativo o curso foi elaborado e validado por professores com formação em Matemática e experiência no uso das TD na prática docente. A partir desta oferta, analisou-se as atividades pedagógicas com base na percepção dos alunos-docentes e a aprendizagem colaborativa a partir das atividades propostas, além disso, foi realizada uma análise da percepção dos alunos-docentes do curso quanto às possibilidades e os desafios a partir da inserção das tecnologias na sua prática docente. Durante o processo da pesquisa, dialogamos com Borba, Damiani, Nóvoa e Moran, e, por conseguinte, produzimos dados que subsidiam as conclusões a respeito das contribuições para novas práticas pedagógicas dos professores de Matemática e, consequentemente, com o aprendizado de Matemática a partir das potencialidades e dos desafios encontrados no curso. Este trabalho investigativo subsidiou, também, a construção do curso voltado para professores de Matemática, no qual é disponibilizada toda a metodologia adotada.

ABSTRACT: With the evolution and popularization through which the Digital Technologies (DT) passed, transformations occurred in the various segments of society. In the educational context, this popularization promoted, among others, new forms of access to information, enabling a more active participation of students in the classroom, demanding reflections about teaching practice and, more specifically, mathematical learning (BAIRRAL, 2010). In this sense, as a way to bring reflections on the teaching practice from the use of DT and, more specifically, from the learning of Mathematics, the offer of the course "Digital Technologies as Support to Teaching Mathematics" arises, context of this research, seeking to answer the following research question: What are the potentialities and challenges found in a collaborative learning environment, based on the use of DT, that can contribute to pedagogical practices of Mathematics teachers and, consequently, to the learning of Mathematics? In order to respond to this question, a qualitative, exploratory and descriptive research was carried out, using as instruments for data production the application of questionnaires, observations in the Virtual Learning Environment (VLE) and field diary. The main objective of this research was to analyze the didactic strategies with the use of DT by the student-teachers, Mathematics teachers of the final years of Elementary and Secondary Education, based on the methodological proposal of the course, offered at a distance in an environment of Collaborative learning. During the research the course was prepared and validated by teachers with a background in Mathematics and experience in the use of DT in teaching practice. Based on this offer, we analyzed the pedagogical activities based on the perception of the student-teachers and the collaborative learning from the proposed activities, in addition, an analysis was made of the student-teachers' perception of the course regarding the possibilities and the challenges from the insertion of the technologies in their teaching practice. During the research process, we dialogued with Borba, Damiani, Nóvoa and Moran, and, therefore, we produced data that support the conclusions about the contributions to new pedagogical practices of Mathematics teachers and, consequently, the learning of Mathematics from the potentialities and challenges encountered in the course. This research also subsidized the construction of the continuing training course aimed at teachers of Mathematics, in which the methodology adopted is available.