dc.identifier.citation | ADALBERTO AYJARA, D. F. Fundamentos de Cálculo Numérico. Bookman, 2016. ALBINO, J. P.; AZEVEDO, M. L. D. A evolução do EAD no ensino superior e suas tendências na educação Brasileira. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 28146-28155, 2020. ISSN 2525-8761. ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. São Paulo: DVS Editora, 2015. AMORIM, M. V. D.; PELLINI, E. L. Metodologia para aplicação de técnicas de Gamificação e Planta Virtual no curso de Automação. IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020), 2020. p.441-450. ANTUNES, V. J. L. Desenvolvimento de um Software Didático para Análise do Cálculo do Fluxo de Potência – PF ANALYST. 2007. 79 (Graduação em Engenharia Elétrica). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. BETTONI, M. et al. Produção de um jogo digital educativo sobre energias renováveis. 4º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2014. p.01-04. CARVALHO, A. L.; KAMISATO, M. D. S. Utilização de jogos em engenharia de produção: estudo bibliométrico focado em publicações nacionais. Brazilian Journal of Business, v. 2, n. 1, p. 317-327, 2019. ISSN 2596-1934. Disponível em: < https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJB/article/view/7262 >. CHIOFI, L. C.; OLIVEIRA, M. R. F. D. O Uso das Tecnologias Educacionais como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem. III Jornada de Didática: Desafios para a Docência, 2014. p.329-337. ÇıNAR, M.; KAYGUSUZ, A. The practical power flow analysis program based on matlab GUI developed for educational purposes for students in smart grids: Oyamatlab. The International Journal of Electrical Engineering & Education, p. 00207209211013471, 2021. ISSN 0020-7209. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/00207209211013471 >. Acesso em: 2021/12/23. COTONHOTO, L. A. Material da disciplina Práticas Pedagógicas - Pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas 2021. CUBA, G. P. D. Jogos sérios: tecnologia de jogos por computador aplicada ao ensino e aprendizagem. 2009. (Graduação em Ciência da Computatação). Departamento de Ciência da Computação (DCC), Universidade Federal de Goiás, Catalão. DIESEL, A.; SANTOS BALDEZ, A. L.; NEUMANN MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 02/23 2017. Disponível em: < https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404 >. Acesso em: 2022/05/14. DINIZ, P. C. A. Utilização de Rádio definido por Software e Metodologias Ativas no Ensino em Engenharia Elétrica. 2019. (Doutorado em Engenharia Elétrica). Faculdade de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. DONADEL, C. B.; FARDIN, J. F.; ENCARNAÇÃO, L. F. Educational tool for radial electrical distribution networks analysis and optimization studies involving distributed generation units. The International Journal of Electrical Engineering & Education, v. 55, n. 1, p. 3-13, 2018/01/01 2018. ISSN 0020-7209. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/0020720917750953 >. Acesso em: 2020/07/30. FEOFILOFF, P.; KOHAYAKAWA, Y.; WAKABAYASHI, Y. Uma Introdução Sucinta à Teoria dos Grafos. 2005. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p. ISBN 978-85-386-0071-8. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213838/000728731.pdf?sequence=1 >. GUZZO, D. A. A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica. 2020. (Graduação em Licenciatura em Computação). Departamento de Tecnologia da Informação (DTecInf), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. IFES. Regulamento da Organização Didática dos Cursos de Graduação do Instituto Federal do Espirito Santo nas Modalidades Presencial e a Distância. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória. 2017 ______. Regulamento da Organização Didática - ROD dos Cursos de Pós-Graduação de Formação Continuada e Programas Stricto Sensu do Ifes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Vitória. 2019 ______. Resolução do Conselho Superior nº 1, de 7 de Maio de 2020. Vitória 2020. ______. Resolução do Conselho Superior nº 36, de 23 de Julho de 2021. Vitória 2021. INNOVATION, C. F. E. Active learning. 2018. Disponível em: < https://cei.umn.edu/active-learning >. JÚNIOR, J. C. F. A.; FILHO, N. F. D. Electric RPG: Jogo educacional com foco no auxílio do ensino e aprendizagem da disciplina de circuitos elétricos desenvolvido sobre a plataforma Unity. 11º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, 2020. JURKIEWICZ, S. Grafos - Uma Introdução. 2009. KAGAN, N.; OLIVEIRA, C. C. B. D.; ROBBA, E. J. Introdução aos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. 1ª Edição. São Paulo: Blucher, 2005. KERSTING, W. H. Distribution System Modeling and Analysis. CRC Press, 2002. LUZ, T. F. N. A. D. A utilização de técnicas de jogo de grupo para aumentar a eficiência energética em habitações. 2019. (Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. MEDEIROS, L. R.; TAVARES, L. R. Percepções sobre o uso da gamificação no ensino de genética a partir da aplicação do jogo Escape Room. In: BEZERRA, Aline Peixoto; MORAIS, Débora Katiene Praxedes Costa; SOUZA, Francisca Vilani de. Educação no cenário da contemporaneidade: limites e possibilidades. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021. MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020. NOVAIS, A. F. O. et al. Business games, serious games and gamification in the teaching of Production Engineering: a content analysis in the abstracts of academic articles published in the annals of National Meeting of Production Engineering (ENEGEP). Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e4410111485, 01/02 2021. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11485 >. Acesso em: 2022/05/14. OLIVEIRA, T. L. Desenvolvimento de um Programa Computacional Livre, Gráfico, e Multiplataforma para Analisar Sistemas Elétricos de Potência em Regime Permanente e Dinâmico. 2019. 287 (Doutorado em Ciências - Engenharia Elétrica). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. OLIVEIRA, T. L. et al. Power system education and research applications using free and open-source, graphical and multiplatform PSP-UFU software. The International Journal of Electrical Engineering & Education, p. 0020720919879058, 2019. ISSN 0020-7209. Disponível em: < https://doi.org/10.1177/0020720919879058 >. Acesso em: 2021/12/28. SALES, L. M. R. Ambiente Virtual para Auxílio no Ensino e Aprendizagem de Projetos de Instalações Elétricas Prediais. 2019. (Graduação em Engenharia Elétrica). Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. SANCHES, M. H. B. Jogos digitais, gamificação e autoria de jogos na educação. São Paulo: Editora Senac, 2021. SANTIAGO, P. Aplicação móvel ludificada para promover a mudança comportamental na área da eficiência energética. 2019. (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação). Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade do Porto, Porto. SANTOS, S. H. N. Desenvolvimento de um jogo educacional para o ensino de riscos e mitigações em engenharia de software. 2019. (Graduação em Ciência da Computatação). Universidade Federal do Maranhão, São Luís. SOUZA, C. A.; TORRES-MORALES, O. E. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (vol. II). Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. THURNER, L. et al. Pandapower—An Open-Source Python Tool for Convenient Modeling, Analysis, and Optimization of Electric Power Systems. IEEE Transactions on Power Systems, v. 33, n. 6, p. 6510-6521, 2018. ISSN 1558-0679. TONINI, L. G. R. Plataforma Online para Ensino de Sistemas Elétricos de Potência. 2018. 60 (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. | pt_BR |
Redes Sociais