Jogo educacional digital aplicado ao processo de ensino-aprendizagem da temática redes de distribuição de energia elétrica

Donadel, Clainer Bravin (2022)

tcc

Entre 2020 e 2021 a pandemia de COVID-19 mudou drasticamente a dinâmica das componentes curriculares ministradas no Ifes, uma vez que componentes curriculares inicialmente planejadas para oferta presencial tiveram que ser trabalhadas na forma de atividades pedagógicas não presenciais – APNPs. A adoção de APNPs foi associada, em vários momentos, às práticas do Ensino à Distância (EaD), embora não sejam sinônimos. Ao longo das últimas décadas, o EaD tem evoluído consideravelmente, principalmente depois do advento em massa das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assim, a presente pesquisa propõe uma intervenção pedagógica por meio de um jogo educacional digital como metodologia ativa, na componente curricular Distribuição de Energia Elétrica, em particular na temática “fluxo de potência em redes de distribuição de energia elétrica radiais”, para que possa ocorrer no formato EaD, permitindo sua adequação ao novo paradigma posto.

In 2020 and 2021 the Covid-19 pandemic dramatically changed the dynamics of the curriculum components taught at IFES. Curriculum components planned for face-to-face offering had to be worked in the form of non-face-to-face pedagogical activities. Over the last few decades, distance learning has evolved considerably, especially after advent of Information and Communication Technologies. Thus, this research proposes a pedagogical intervention using an educational game as active methodology, in the curriculum component "power electrical distribution", in the theme “load flow in radial power distribution networks”.


Collections: