dc.contributor.advisor | Lorenzoni, Luciano Lessa | |
dc.contributor.author | Nascimento, Rafaela Duarte | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:19:21Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T17:19:21Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rafaela Duarte. Calor e temperatura no ensino médio : uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/234 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Um dos grandes desafios enfrentados por professores de Física do Ensino Médio é fazer com
que as aulas despertem o interesse dos alunos e que consigam relacionar o conteúdo com o
próprio dia a dia, considerando-o como algo aplicável às suas vidas. Para alcançar isso, o
presente estudo investigou de que forma a aprendizagem de Física pode se tornar mais
próxima da realidade do aluno utilizando uma atividade de modelagem matemática sob a
perspectiva sociocrítica. Para explorar a atividade construiu-se um ambiente de aprendizagem
com o intuito de investigar as contribuições da modelagem matemática na problematização do
tema Calor e Temperatura, correlacionando-o à elevada temperatura em uma sala de aula de
uma 2ª série do Ensino Médio, com 39 alunos, no município de Vila Velha, no Estado do
Espírito Santo. Como instrumentos de coleta e análise dos dados da pesquisa qualitativa
foram utilizados um gravador de áudio para registrar as interações verbais, diário de bordo
para registro sistemático tanto para os alunos quanto para o professor, materiais produzidos
pelos alunos e um questionário. Os resultados da pesquisa demonstram o envolvimento dos
alunos na construção do conhecimento e a capacidade de refletir criticamente sobre o assunto
estudado, segundo as perspectivas dos referenciais utilizados. Como produto educacional
elaborou-se um guia didático com a descrição do desenvolvimento da atividade, de forma a
oferecer contribuições para o ensino e a aprendizagem baseadas em uma situação real do
cotidiano. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: One of the great challenges faced by teacher of High School Physics is to make the classes
arouse the interest of the students, making then able to relate the content to their own day by
day, considering it as something applicable to their lives. To achieve this, the present study
investigated how the learning of physics can become closer to the reality of the student using
a mathematical modeling activity from a sociocritical perspective. In order to explore the
activity, a learning environment was built to investigate the contributions of mathematical
modeling in the problematization of the theme Heat and Temperature, correlating it to the
high temperature in a classroom of a Secondary School, with 39 students, in the municipality
of Vila Velha, in the State of Espírito Santo. As instruments for collecting and analyzing the
qualitative research data, an audio recorder was used to record the verbal interactions,
logbook for systematic recording for both students and teacher, materials produced by the
students and a questionnaire. The results of the research demonstrate involvement of the
students in the construction of knowledge and the ability to reflect critically on the subject
studied, according to the perspectives of the reference frames used. As an educational
product, a didactic guide was elaborated describing the development of the activity, in order
to offer contributions to teaching and learning based on a real situation of daily life. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Calor e temperatura no ensino médio : uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rezende, Oscar Luiz Teixeira de | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais