Calor e temperatura no ensino médio : uma abordagem via modelagem matemática na perspectiva sociocrítica
Dissertação de mestrado
RESUMO: Um dos grandes desafios enfrentados por professores de Física do Ensino Médio é fazer com que as aulas despertem o interesse dos alunos e que consigam relacionar o conteúdo com o próprio dia a dia, considerando-o como algo aplicável às suas vidas. Para alcançar isso, o presente estudo investigou de que forma a aprendizagem de Física pode se tornar mais próxima da realidade do aluno utilizando uma atividade de modelagem matemática sob a perspectiva sociocrítica. Para explorar a atividade construiu-se um ambiente de aprendizagem com o intuito de investigar as contribuições da modelagem matemática na problematização do tema Calor e Temperatura, correlacionando-o à elevada temperatura em uma sala de aula de uma 2ª série do Ensino Médio, com 39 alunos, no município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo. Como instrumentos de coleta e análise dos dados da pesquisa qualitativa foram utilizados um gravador de áudio para registrar as interações verbais, diário de bordo para registro sistemático tanto para os alunos quanto para o professor, materiais produzidos pelos alunos e um questionário. Os resultados da pesquisa demonstram o envolvimento dos alunos na construção do conhecimento e a capacidade de refletir criticamente sobre o assunto estudado, segundo as perspectivas dos referenciais utilizados. Como produto educacional elaborou-se um guia didático com a descrição do desenvolvimento da atividade, de forma a oferecer contribuições para o ensino e a aprendizagem baseadas em uma situação real do cotidiano.
ABSTRACT: One of the great challenges faced by teacher of High School Physics is to make the classes arouse the interest of the students, making then able to relate the content to their own day by day, considering it as something applicable to their lives. To achieve this, the present study investigated how the learning of physics can become closer to the reality of the student using a mathematical modeling activity from a sociocritical perspective. In order to explore the activity, a learning environment was built to investigate the contributions of mathematical modeling in the problematization of the theme Heat and Temperature, correlating it to the high temperature in a classroom of a Secondary School, with 39 students, in the municipality of Vila Velha, in the State of Espírito Santo. As instruments for collecting and analyzing the qualitative research data, an audio recorder was used to record the verbal interactions, logbook for systematic recording for both students and teacher, materials produced by the students and a questionnaire. The results of the research demonstrate involvement of the students in the construction of knowledge and the ability to reflect critically on the subject studied, according to the perspectives of the reference frames used. As an educational product, a didactic guide was elaborated describing the development of the activity, in order to offer contributions to teaching and learning based on a real situation of daily life.
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