dc.contributor.advisor | Victor, Raquel P. D. | |
dc.contributor.author | Santos, Nayara A. dos | |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T23:32:30Z | |
dc.date.available | 2022-09-13T23:32:30Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | NAYARA ARAUJO DOS SANTOS. As potencialidades de divulgação e alfabetização científica de uma história em quadrinhos sobre ciências forenses. 2022. 59 f. (Especialização em Educação e Divulgação em Ciências (EDIV)) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2348 | |
dc.description.abstract | Entre os recursos didáticos estão as histórias em quadrinhos (HQ), que apesar do seu
longo período histórico, desde sua criação até os recentes dias, ainda são
considerados incipientes no processo de alfabetização científica. Nesse sentido, a
presente pesquisa buscou analisar compreensões e concepções dos leitores da HQ
“O pó branco escondido na mala”, com temática Ciências Forenses, bem como
investigar suas potencialidades de divulgação e alfabetização científica. Para isso,
foram realizadas investigações por meio de dois questionários digitais (questionário 1
com leitores voluntários, e o questionário 2 com leitores especialistas convidados), e
posterior análises de conteúdo e documental. Os dados obtidos indicam a capacidade
de divulgação científica da HQ supracitada para a comunidade, com atribuição de
100% dos respondentes ao nível máximo 5 da escala de Likert de cinco pontos
(questionário 1); além da compreensão da relevância do tema (questionário 2), com
atribuição do grau 7 (escala tipo Likert de sete pontos) por 100% dos leitores; e
importância da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos
fundamentais (primeiro eixo estruturante da alfabetização cientifica) sobre a temática
(questionário 2) com variação nos graus ≥ 5 (concordo a concordo totalmente). Além
disso, por meio da análise de conteúdo foi possível identificar as principais
associações da HQ aos conteúdos formais e objetivos educacionais específicos,
sendo Química, Ciência e Biologia os mais prevalentes; e entre os espaços estão
principalmente os familiares e pessoais fora do ambiente escolar. Estas concepções
reunidas as demais investigadas asseveraram a HQ como uma ferramenta promissora
para divulgação e alfabetização científica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Among the didactic resources are the comic books, which despite their long historical
period, from their creation to recent days, are still considered incipient in the process
of scientific literacy. In this sense, the present research sought to analyze the
conceptions of the readers of the comic book “O pó branco escondido na mala", with
the theme Forensic Sciences, as well as to investigate its potential for dissemination
and scientific literacy. For this, investigations were carried out through two digital
questionnaires (questionnaire 1 with voluntary readers, and questionnaire 2 with
specialist readers), and subsequent content and document analysis. The data obtained
indicate the ability of the comics to disseminate science to the community, with 100%
of respondents attributing the maximum level 5 of the five-point Likert scale
(questionnaire 1); in addition to understanding the relevance of the topic (questionnaire
2), with attribution of grade 7 (seven-point Likert scale) by 100% of the readers; and
importance of basic understanding of terms, knowledge and fundamental scientific
concepts (first structuring axis of scientific literacy) of the theme (questionnaire 2) with
variation in grades ≥ 5 (agree to totally agree). Furthermore, through content analysis,
it was possible to identify the main associations of the comic to formal content and
specific educational objectives, with Chemistry, Science and Biology being the most
prevalent; and among the spaces are mainly family and personal outside the school
environment. These, together with the other conceptions, asserted the HQ as a
promising tool for dissemination and scientific literacy.
Keywords: Didactic resource, Teaching of Sciences, Teaching of Chemistry, Pixton,
Science Communication. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Pixton | pt_BR |
dc.subject | Divulgação Científica | pt_BR |
dc.title | AS POTENCIALIDADES DE DIVULGAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE CIÊNCIAS FORENSES | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Bergamaschi, Christyan L. | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8089242333942449 | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/808924233394244 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | : Especialização em Educação e Divulgação em Ciências (EDIV) | |
dc.contributor.member | Moura, Paulo Rogério G. de | |
dc.contributor.member | Lima, Isabela Maria S. | |
Redes Sociais