AS POTENCIALIDADES DE DIVULGAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE CIÊNCIAS FORENSES
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Entre os recursos didáticos estão as histórias em quadrinhos (HQ), que apesar do seu longo período histórico, desde sua criação até os recentes dias, ainda são considerados incipientes no processo de alfabetização científica. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou analisar compreensões e concepções dos leitores da HQ “O pó branco escondido na mala”, com temática Ciências Forenses, bem como investigar suas potencialidades de divulgação e alfabetização científica. Para isso, foram realizadas investigações por meio de dois questionários digitais (questionário 1 com leitores voluntários, e o questionário 2 com leitores especialistas convidados), e posterior análises de conteúdo e documental. Os dados obtidos indicam a capacidade de divulgação científica da HQ supracitada para a comunidade, com atribuição de 100% dos respondentes ao nível máximo 5 da escala de Likert de cinco pontos (questionário 1); além da compreensão da relevância do tema (questionário 2), com atribuição do grau 7 (escala tipo Likert de sete pontos) por 100% dos leitores; e importância da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais (primeiro eixo estruturante da alfabetização cientifica) sobre a temática (questionário 2) com variação nos graus ≥ 5 (concordo a concordo totalmente). Além disso, por meio da análise de conteúdo foi possível identificar as principais associações da HQ aos conteúdos formais e objetivos educacionais específicos, sendo Química, Ciência e Biologia os mais prevalentes; e entre os espaços estão principalmente os familiares e pessoais fora do ambiente escolar. Estas concepções reunidas as demais investigadas asseveraram a HQ como uma ferramenta promissora para divulgação e alfabetização científica.
Among the didactic resources are the comic books, which despite their long historical period, from their creation to recent days, are still considered incipient in the process of scientific literacy. In this sense, the present research sought to analyze the conceptions of the readers of the comic book “O pó branco escondido na mala", with the theme Forensic Sciences, as well as to investigate its potential for dissemination and scientific literacy. For this, investigations were carried out through two digital questionnaires (questionnaire 1 with voluntary readers, and questionnaire 2 with specialist readers), and subsequent content and document analysis. The data obtained indicate the ability of the comics to disseminate science to the community, with 100% of respondents attributing the maximum level 5 of the five-point Likert scale (questionnaire 1); in addition to understanding the relevance of the topic (questionnaire 2), with attribution of grade 7 (seven-point Likert scale) by 100% of the readers; and importance of basic understanding of terms, knowledge and fundamental scientific concepts (first structuring axis of scientific literacy) of the theme (questionnaire 2) with variation in grades ≥ 5 (agree to totally agree). Furthermore, through content analysis, it was possible to identify the main associations of the comic to formal content and specific educational objectives, with Chemistry, Science and Biology being the most prevalent; and among the spaces are mainly family and personal outside the school environment. These, together with the other conceptions, asserted the HQ as a promising tool for dissemination and scientific literacy. Keywords: Didactic resource, Teaching of Sciences, Teaching of Chemistry, Pixton, Science Communication.
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