Os efeitos do ensino remoto no processo de ensino aprendizado durante a pandemia

Mofati, Daniel Siqueira (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: No período da pandemia de COVID-19, muitos alunos, professores, pais e funcionários se viram na necessidade de uma educação remota, trazendo assim uma histeria, pois professores que não estavam preparados e acostumados a trabalharem com remoto tiveram que em pouquíssimo tempo aprender a lidar com essas novas tecnologias do “novo normal”, alunos que estavam acostumados a ir até a escola para estudar se viram presos dentro de suas casas para assim fugirem dos sintomas do vírus, pais que além de ter que aprender a trabalhar remotamente tiveram uma grande importância na aprendizagem dos filhos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar como se deu o desenvolvimento do trabalho de professores de uma turma de 7º ano durante o período remoto e comparar com desenvolvimento do trabalho dos mesmos professores na mesma turma, agora no 8º ano, para avaliar como foi o processo de ensino–aprendizagem após a quarentena. Para isso foi utilizado um estudo de caso de caráter qualitativo, concluindo que a pandemia deixará marcas na educação durante um bom tempo.

ABSTRACT: In the period of the COVID-19 pandemic, many students, teachers, parents and employees found themselves in the need for remote education, thus bringing hysteria, as teachers who were not prepared and used to working remotely had to learn to dealing with these new technologies of the "new normal", students who were used to going to school to study found themselves trapped inside their homes to escape the symptoms of the virus, parents who, in addition to having to learn to work remotely, had a great importance in children's learning. The present work aims to evaluate how the development of the work of teachers of a 7th grade class took place during the remote period and compare with the development of the work of the same teachers in the same class, now in the 8th grade, to evaluate how the process was of teaching-learning after the quarantine. For this, a qualitative case study was used, concluding that the pandemic will leave some problems in education for a long time.


Collections: