dc.contributor.advisor | Favre-Nicolin, Emmanuel Marcel | |
dc.contributor.author | Admiral, Tiago Destéffani | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:13:19Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T17:13:19Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | ADMIRAL, Tiago Destéffani. A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física: um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/233 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve como principal objeto de estudo as relações entre a
aprendizagem, alfabetização científica e aplicação de recursos tecnológicos. Um dos
conceitos que foram desenvolvidos com os alunos nesse projeto foi o conceito de
energia, geralmente mal compreendido mesmo sendo um dos conceitos mais
importantes da Física, mesmo envolvendo questões do dia-a-dia assim como
fenômenos como o aquecimento global. Foram aplicadas duas sequências didáticas,
a observação participante foi acompanhada de relatórios em sala e questionários.
Devido à relativa simplicidade matemática de resolução de problemas de energia no
ensino médio, comparado com outros assuntos de física, o método de ensino
frequentemente usado por um professor que expõe as equações e aplica exercícios
numéricos, tende a dificultar a discussão e a avaliação dos conceitos dos alunos.
Como resultado imediato a metodologia adotada possibilitou um diálogo entre
professor-aluno e aluno-aluno, o que facilitou a aprendizagem e a avaliação dos
conceitos ensinados. Como produto da pesquisa foi organizado um pequeno
caderno de práticas que em geral, utilizam material de baixo custo, e são facilmente
aplicáveis em diversos contextos em uma aula de Física. A pesquisa foi realizada
com uma turma de ensino médio Integrado ao Ensino Técnico do Instituto Federal
Fluminense – Campos RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research had as its main object of study the relationships between learning,
scientific literacy and application of technological resources. One of the concepts that
were developed with the students in this project was the concept of energy, often
misunderstood despite being one of the most important concepts of physics because
it involves issues of day-to-day phenomena as well as of great importance, such as
global warming. Two teaching sequences were applied, participant observation was
accompanied by reports and questionnaires in class. Due to the relative simplicity of
mathematical problem solving power in high school, compared to other subjects of
physics, the teaching method often used by a teacher that exposes the equations
and apply numerical exercises, tends to hamper the discussion and evaluation of the
concepts of students. As an immediate result the methodology enabled a dialogue
between teacher-student and student-student, facilitating learning and assessment
concepts. As a product of the research was organized a small notebook of practices
that generally use low cost material, and are easily applicable in various contexts in a
physics class. The survey was conducted with a group of high school Integrated
Technical Education of the Instituto Federal Fluminense – Campos – RJ. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Didática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física : um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais