A utilização de metodologias alternativas e experimentação no ensino de física : um olhar sobre as práticas argumentativas em sala de aula

Admiral, Tiago Destéffani (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve como principal objeto de estudo as relações entre a aprendizagem, alfabetização científica e aplicação de recursos tecnológicos. Um dos conceitos que foram desenvolvidos com os alunos nesse projeto foi o conceito de energia, geralmente mal compreendido mesmo sendo um dos conceitos mais importantes da Física, mesmo envolvendo questões do dia-a-dia assim como fenômenos como o aquecimento global. Foram aplicadas duas sequências didáticas, a observação participante foi acompanhada de relatórios em sala e questionários. Devido à relativa simplicidade matemática de resolução de problemas de energia no ensino médio, comparado com outros assuntos de física, o método de ensino frequentemente usado por um professor que expõe as equações e aplica exercícios numéricos, tende a dificultar a discussão e a avaliação dos conceitos dos alunos. Como resultado imediato a metodologia adotada possibilitou um diálogo entre professor-aluno e aluno-aluno, o que facilitou a aprendizagem e a avaliação dos conceitos ensinados. Como produto da pesquisa foi organizado um pequeno caderno de práticas que em geral, utilizam material de baixo custo, e são facilmente aplicáveis em diversos contextos em uma aula de Física. A pesquisa foi realizada com uma turma de ensino médio Integrado ao Ensino Técnico do Instituto Federal Fluminense – Campos RJ.

ABSTRACT: This research had as its main object of study the relationships between learning, scientific literacy and application of technological resources. One of the concepts that were developed with the students in this project was the concept of energy, often misunderstood despite being one of the most important concepts of physics because it involves issues of day-to-day phenomena as well as of great importance, such as global warming. Two teaching sequences were applied, participant observation was accompanied by reports and questionnaires in class. Due to the relative simplicity of mathematical problem solving power in high school, compared to other subjects of physics, the teaching method often used by a teacher that exposes the equations and apply numerical exercises, tends to hamper the discussion and evaluation of the concepts of students. As an immediate result the methodology enabled a dialogue between teacher-student and student-student, facilitating learning and assessment concepts. As a product of the research was organized a small notebook of practices that generally use low cost material, and are easily applicable in various contexts in a physics class. The survey was conducted with a group of high school Integrated Technical Education of the Instituto Federal Fluminense – Campos – RJ.


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