Estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Nova Venécia-ES : a interrupção escolar na educação de jovens e adultos
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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha uma função de suma relevância social para seus sujeitos, sendo que, por meio dela, deixam de ser percebidos como excluídos da sociedade letrada, passam a ser compreendidos em um novo mundo, do conhecimento e da cultura, do desenvolvimento de novas ligações interpessoais, ao qual procuram sempre vencer uma história de trajetórias educacionais anteriores marcadas por idas e vindas mal sucedidas devido a um projeto político de não investimento educacional e de subalternização cultural da classe trabalhadora.. Diante disso, este estudo buscou investigar as causas da interrupção escolar na Educação dos Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Estado do Espírito Santo, no Munícipio de Nova Venécia. Para tal, foi necessário trilhar outros caminhos, a saber: refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), enquanto modalidade de ensino; compreender suas políticas educacionais e seu papel na inclusão social; identificar as principais causas para interrupção escolar. A abordagem metodológica escolhida foi à pesquisa Qualitativa, por meio do Estudo de Caso. Como instrumentos de coleta de dados nos valeram as observações, questionário fechado e da análise bibliográfica. A pesquisa evidenciou a relevância das políticas públicas de educação para garantir o acesso e a permanência de jovens e adultos na instituição evitando a interrupção escolar, considerando que, embora a EJA atenda a muitos jovens que não trabalham enorme parte de seu público são trabalhadores, que chegam à instituição já com uma carga de experiências de vida que precisa ser levada em conta.
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