Sistema de varejo de itens da cesta básica : determinantes do comportamento de outshopping do consumidor de pequenas cidades
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RESUMO: Este estudo tem por objetivo investigar se em pequenas cidades a prática do outshopping (ato de realizar compras em uma cidade diferente do local de residência) para aquisição de itens que compõem a cesta básica é motivada por conveniência, diversidade de produtos, atendimento, exibição social, reputação do estabelecimento e preço, utilizando a cidade de Venda Nova do Imigrante e os municípios pequenos em sua proximidade, como modelo. A metodologia apoiou-se na integração entre a consulta literária e um experimento de caráter qualitativo, realizado por meio de um questionário, aspirando compreender de forma mais complexa o comportamento de consumo dos moradores de cidades pequenas. No decorrer da execução da pesquisa, ficou evidente a percepção de preços elevados em comparação com outras cidades, identificando a conveniência como principal ocasionador do consumo local. Observou-se, ainda, que o outshopping é prática comum para aquisição de itens da cesta básica. Por fim, os resultados apontam que mesmo abrangendo os custos que envolvem a compra fora do comércio local, ainda compensa deslocar-se para efetuá-la. Conclui-se que, embora a conveniência seja um aspecto relevante, quando o preço é vantajoso, ele é o fator determinante.
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