Momento síncrono e mediação docente no processo de ensino-aprendizagem em atividades pedagógicas não-presenciais: estudo de caso

Pirovani, Victor Dias (2022)

tcc

O processo de ensino-aprendizagem e a comunicação entre professor e aluno pode ser comprometido quando não ocorre uma boa comunicação e momentos para construção do conhecimento com liberdade, autonomia e incentivo. Dessa forma entende-se que o momento síncrono é primordial nesse processo, ainda mais se tratando de alunos ingressantes no Instituto Federal do Espírito Santo (primeiro ano do ensino médio). Sem conhecer a rotina escolar, com carga horária elevada para a média até então vivenciada no âmbito escolar e muitas vezes sem momentos síncronos os alunos podem sentir-se desmotivados e desestimulados. Assim, a ideia do estudo foi entender o processo de ensino-aprendizagem com a realização ou não de momentos síncronos em atividades pedagógicas não-presenciais (APNP) e mediação docente durante a Pandemia de Covid-19. Alunos do primeiro ano da turma ingressante de 2020 do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Ifes – campus Alegre foram submetidos a momentos síncronos e assíncronos durante o segundo trimestre do ano letivo de 2021, com ou sem mediação do professor. A partir do preenchimento de questionários pelos alunos e a interpretação dos resultados buscou-se entender a realidade e ponto de vista dos alunos em relação aos momentos síncronos e mediação docente durante (APNP). Os estudantes entendem que os momentos síncronos são importantes (98,4%), bem como a mediação pedagógica durante as APNP’s (91,4%). Assim o processo de ensino-aprendizagem alcança aos discentes quando garante momentos síncronos e mediação pedagógica, mesmo em atividades não presenciais.


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