dc.contributor.advisor | Paiva, Maria Auxiliadora Vilela | |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria da Glória Medici de | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:08:17Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T17:08:17Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria da Glória Medici de. Saberes docentes na perspectiva da educação matemática crítica. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/232 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Neste trabalho, lançamo-nos ao desafio de uma pesquisa que refletisse se o
professor de Matemática se utiliza de seus saberes na perspectiva de uma
Educação Matemática Crítica, na modalidade EJA, no Instituto Federal do Espírito
Santo, possibilitando a formação de um sujeito crítico. Trazer essa reflexão e
identificar quais saberes podem ser utilizados pelo professor de Matemática no
processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, numa perspectiva da Educação
Matemática Crítica; observar de que forma ocorre o diálogo na sala de aula do
PROEJA, apontar as relações que o professor estabelece com esses saberes e
indicar uma metodologia de formação de professor foram nossos propósitos.
Utilizamos uma abordagem qualitativa e metodologia de estudo de caso, com
observações de aulas, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Nossas teorias
discutem os saberes docentes e a educação matemática crítica, com vistas à
formação de professores de Matemática. Os resultados mostraram a riqueza e a
urgência de alguns saberes construídos e a serem construídos nas relações
presentes nas aulas de Matemática. Podemos sinalizar a importância do diálogo
para uma perspectiva crítica e a disposição do professor na construção de saberes
docentes numa relação direta com esses saberes, acreditando que, ao se relacionar
com eles, o professor se forma no espaço da sala de aula. Apresentamos um
produto final na forma de um documentário, direcionado à formação de professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: By doing this paper, we were launched in the challenge of a research which reflects
how the mathematics teacher uses knowledge from the perspective of a Critical
Mathematics, in EJA - Youth and adult education, at Espírito Santo State Federal
Institute, enabling the formation of a critical citizen. Our purposes are to Bring this
thoughts and identify which knowledge can be used in the Mathematics teaching-
learning environment, observe in which ways PROEJA dialogues happen, point out
the knowledge and relationships established by teachers, and suggest a
methodological approach with quality. We used a qualitative approach and case
study methodology with classroom observations, questionnaires and semi-structured
interviews. Our theories discuss faculty knowledge and critical mathematics
education, aiming the formation of mathematics teachers. The results showed the
richness of some ready knowledge development and the needs of others to be
developed in the relationships in mathematics classes. We demonstrate the
importance of a dialogue in order to build a critical perspective and the teacher
willingness in improving this knowledge in a direct relation. We believe that by
improving this knowledge, the teacher grows within the classroom. We organized a
final presentation , which was a documentary focused on Teaching Formation. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.uri | Produto educacional disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G7K-xlCPJLU | |
dc.rights | Acesso aberto | |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Saberes docentes na perspectiva da educação matemática crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Ciências e Matemática | |
Redes Sociais