Saberes docentes na perspectiva da educação matemática crítica
Dissertação de mestrado
RESUMO: Neste trabalho, lançamo-nos ao desafio de uma pesquisa que refletisse se o professor de Matemática se utiliza de seus saberes na perspectiva de uma Educação Matemática Crítica, na modalidade EJA, no Instituto Federal do Espírito Santo, possibilitando a formação de um sujeito crítico. Trazer essa reflexão e identificar quais saberes podem ser utilizados pelo professor de Matemática no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, numa perspectiva da Educação Matemática Crítica; observar de que forma ocorre o diálogo na sala de aula do PROEJA, apontar as relações que o professor estabelece com esses saberes e indicar uma metodologia de formação de professor foram nossos propósitos. Utilizamos uma abordagem qualitativa e metodologia de estudo de caso, com observações de aulas, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Nossas teorias discutem os saberes docentes e a educação matemática crítica, com vistas à formação de professores de Matemática. Os resultados mostraram a riqueza e a urgência de alguns saberes construídos e a serem construídos nas relações presentes nas aulas de Matemática. Podemos sinalizar a importância do diálogo para uma perspectiva crítica e a disposição do professor na construção de saberes docentes numa relação direta com esses saberes, acreditando que, ao se relacionar com eles, o professor se forma no espaço da sala de aula. Apresentamos um produto final na forma de um documentário, direcionado à formação de professores.
ABSTRACT: By doing this paper, we were launched in the challenge of a research which reflects how the mathematics teacher uses knowledge from the perspective of a Critical Mathematics, in EJA - Youth and adult education, at Espírito Santo State Federal Institute, enabling the formation of a critical citizen. Our purposes are to Bring this thoughts and identify which knowledge can be used in the Mathematics teaching- learning environment, observe in which ways PROEJA dialogues happen, point out the knowledge and relationships established by teachers, and suggest a methodological approach with quality. We used a qualitative approach and case study methodology with classroom observations, questionnaires and semi-structured interviews. Our theories discuss faculty knowledge and critical mathematics education, aiming the formation of mathematics teachers. The results showed the richness of some ready knowledge development and the needs of others to be developed in the relationships in mathematics classes. We demonstrate the importance of a dialogue in order to build a critical perspective and the teacher willingness in improving this knowledge in a direct relation. We believe that by improving this knowledge, the teacher grows within the classroom. We organized a final presentation , which was a documentary focused on Teaching Formation.
Redes Sociais