Ensino de ciências por investigação: conceitos e práticas

Xavier, Rayane Jardim (2022)

tcc

Trata-se de uma pesquisa de Trabalho Final de Conclusão de Curso que traz como temática as práticas de ensino com o enfoque no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), na qual apresentamos como problema de pesquisa se o Ensino por Investigação potencializa a aprendizagem em ciências. Compreendemos por ENCI uma proposta que possibilita várias práticas envolvendo atividades de aprendizagem que se baseiam em problemas autênticos, experimentos que prezam pela atividade prática, atividades que possuem um caráter pela construção da autonomia e pelo desenvolvimento da comunicação e argumentação, com o intuito de promover o desenvolvimento de processos que se associem à produção do conhecimento científico. Assim, nesta investigação, o Ensino de Ciências é trazido como uma proposta prática de ensino que pode ser implementada dentro da sala de aula, nela encontra-se a história, os conceitos e as práticas sobre o ENCI. Como objetivo geral, apostarmos em compreender a forma que o ensino de ciências naturais é abordado em turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais em uma escola pública, localizada no município de Baixo Guandu. Para isso, a nossa proposta perpassou em contextualizar o Ensino de Ciências no Brasil; identificar práticas pedagógicas em turmas do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola municipal e propor práticas experimentais a partir do Ensino de Ciências por Investigação. Indo nessa direção, nesta pesquisa contextualizamos, identificamos e realizamos práticas experimentais a partir do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). Apoiando-se na pesquisa ação com pressupostos da pesquisa participante, foram aplicados questionários e formulários para a produção dos dados, nos quais, 18 alunos fizeram parte, participando da produção dos dados, por meio da participação nas oficinas e nas duas Sequências de Ensino por Investigação (SEI) desenvolvidas, por meio de respostas orais e transcritas, possibilitando a análise da construção do conhecimento: conceitual, processual e atitudinal, produzidos pelo ENCI. Como resultado, notamos que as Sequências de Ensino Investigativas, quando aplicadas com embasamento na Alfabetização Cientifica e o Ensino de Ciências por Investigação, entregam ao discente e docente uma conversão de ensino com qualidade amplificada.

It is a research of Final Course Conclusion Work that brings as its theme the teaching practices with a focus on Science Teaching by Investigation (ENCI), in which we present as a research problem if Teaching by Investigation enhances learning in Science. We understand by ENCI a proposal that makes possible several practices involving learning activities that are based on authentic problems, experiments that value the practical activity, activities that have a character for the construction of autonomy and for the development of communication and argumentation, in order to promote the development of processes that are associated with the production of scientific knowledge. Thus, in this investigation, Science Teaching is presented as a practical teaching proposal that can be implemented within the classroom, where the history, concepts and practices of ENCI are found. As a general objective, we bet on understanding the way in which the teaching of natural sciences is approached in Elementary School - Final Years classes in a public school, located in the municipality of Baixo Guandu. For this, our proposal was to contextualize Science Teaching in Brazil; to identify pedagogical practices in classes of the 6th and 9th years of elementary school in a municipal school and to propose experimental practices based on the Teaching of Science by Investigation. Going in that direction, in this research we contextualize, identify and carry out experimental practices based on the Teaching of Science by Investigation (ENCI). Relying on the action research with assumptions of the participant research, questionnaires and forms were applied for the production of data, in which 18 students took part, participating in the collection and production of data, through participation in the workshops and in the two Sequences of Teaching by Investigation (SEI) developed through oral and transcribed answers, enabling the analysis of the construction of knowledge: conceptual, procedural and attitudinal, produced by ENCI. As a result, we noticed that the Investigative Teaching Sequences, when applied based on Scientific Literacy and Science Teaching by Investigation, deliver to the student and teacher a teaching conversion with amplified quality.


Collections: