Coachos no campo e na escola: implementando projeto de ciência cidadã no município de Santa Teresa, Espírito Santo
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Esta pesquisa se vincula ao Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e objetivou auxiliar na implementação de uma iniciativa de Ciência Cidadã voltada ao monitoramento de anfíbios anuros no município de Santa Teresa (ES). O protocolo de participação do público consistiu, principalmente, em, quando diante de anfíbios em atividade de vocalização, realizar gravação e envio de arquivos de áudio para o contato do projeto utilizando celular. De forma geral, este trabalho envolve atividades voltadas ao engajamento científico do público, conservação, educação ambiental, atividades de ensino, além de análise e publicação de dados científicos. Ao longo de um ano e meio de execução, foram atingidos dois públicos-alvo distintos, justificando a apresentação desse trabalho em dois capítulos. No primeiro, buscou-se recrutar e engajar colaboradores adultos, sobretudo habitantes da zona rural. Para tanto, foram realizadas visitas às residências, distribuição de material educativo (impresso e digital), participação em programa de rádio e criação e alimentação de rede social. Nessa fase, o projeto recebeu um total de 115 arquivos sonoros enviados por 39 colaboradores de 47 localidades distintas. Nessas gravações, foi possível detectar a presença de 27 espécies de anfíbios anuros, incluindo algumas endêmicas e/ou destacadas em listas de avaliação de espécies ameaçadas. No segundo capítulo, buscou-se, sobretudo, avaliar a percepção de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em relação aos anfíbios anuros, além da potencialidade de engajamento dos mesmos em um projeto de monitoramento participativo nessa temática. Para tanto, aplicamos e avaliamos um questionário contendo 10 questões fechadas e realizamos uma atividade devolutiva quando foram abordados, em formato de aula, diferentes aspectos sobre esse grupo da fauna, sempre utilizando linguajar apropriado à faixa etária de cada turma e contextualizando o assunto à diversidade do município. Ao todo, 138 estudantes responderam o questionário, sendo que a maioria se revelou corretamente inteirada sobre os principais conceitos abordados. Apesar de revelada baixa afetividade do público escolar em relação aos sapos, rãs e pererecas, a maioria se mostrou interessada em colaborar em algum projeto científico envolvendo esses animais, ainda que muitos tenham assumido não se sentirem capazes. Diante disso, este trabalho pode ser considerado bem-sucedido, pois, além de gerar dados valiosos para conservação dos anfíbios na região e que podem subsidiar estratégias mais eficientes de ensino, também teve o importante papel de sinalizar positivamente o caminho a ser traçado por outras iniciativas semelhantes.
The present research is linked to the Biological Sciences Course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES) and its main objective was to assist in the implementation of a Citizen Science initiative aimed at monitoring anuran amphibians in the municipality of Santa Teresa, Espírito Santo. The public participation protocol consists, mainly, in recording and sending audio files to the project contact using a cell phone, when facing amphibians in vocalization activity. In general, the work presented here involves activities aimed at the scientific engagement of the public, conservation, environmental education, teaching activities, in addition to the analysis and publication of scientific data. Over a year and a half of execution, two different target audiences were reached, justifying the presentation of this work in two chapters. In the first one, we sought to recruit and engage adult employees, especially those living in rural areas. To this end, visits were made to homes, distribution of educational material (printed and digital), participation in a radio program and creation and feeding of a social network. In this phase, the project received a total of 115 sound files sent by 39 collaborators from 47 different locations. In these recordings, it was possible to detect the presence of 27 species of anuran amphibians, including some endemic and/or highlighted in assessment lists of threatened species. In the second chapter, we sought, above all, to assess the perception of elementary and high school students in relation to anuran amphibians, in addition to their potential for engagement in a participatory monitoring project on this topic. To this end, we applied and evaluated a questionnaire containing 10 closed questions and carried out a feedback activity when different aspects of this fauna group were addressed, in class format, always using language appropriate to the age group of each class and contextualizing the subject to the diversity of the municipality. In total, 138 students answered the questionnaire, most of which proved to be correctly aware of the main concepts covered. Despite the low affectivity of the school public in relation to toads, frogs and treefrogs revealed, most were interested in collaborating in some scientific project involving these animals, although many have admitted that they do not feel capable. Therefore, the present work can be considered successful because, in addition to generating valuable data for the conservation of amphibians in the region and data that can support more efficient teaching strategies, it also has the important role of positively signaling the path to be traced by other similar initiatives.
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