Desenvolvimento de disciplina com base na prática pedagógica de aprendizagem baseada em projetos para curso técnico em informática integrado ao ensino médio

Dominicini, Cristina Klippel (2022)

tcc

RESUMO: Nos dias de hoje, a rápida transformação da sociedade reflete na relação Ensino-Aprendizado, fazendo com que constantes melhorias no processo de aprendizagem de discentes que cursam disciplinas em áreas tecnológicas sejam investigadas. Assim, considerando que um Projeto Integrador visa articular diferentes áreas de conhecimento e profissionais ao correlacionar conhecimentos gerais e específicos, este trabalho se propõe a elaborar um projeto de disciplina de projeto integrador de desenvolvimento de sistemas web e/ou aplicativos para dispositivos móveis com uso da Prática Pedagógica de ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), cuja metodologia ativa utiliza projetos como o foco central de ensino. Para tanto, este trabalho buscou aplicar vários conceitos da Tendência Pedagógica da Escola Nova, uma vez que existe um foco no aluno evidenciado pela escolha do seu próprio tema de projeto, desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais, além do foco em aprender fazendo através de um projeto. Complementarmente, a tecnologia educacional Trello com o plugin TeamGantt foi selecionada como ferramenta auxiliar para gerenciamento de projeto, em paralelo com o ambiente virtual de aprendizado AVA Moodle e a plataforma de conferências MConf. De caráter interdisciplinar e transversal, a aplicação desta proposta de disciplina visa auxiliar na construção de competências de alunos do curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio do Ifes Campus Serra, tais como trabalho em grupo, capacidade de resolver problemas e conflitos.

ABSTRACT: Nowadays, the rapid transformation of society reflects on the Teaching-Learning relationship, causing constant improvements in the learning process of students who take subjects in technological areas, which requires investigation. Thus, considering that an Integrating Project aims to articulate different knowledge and professional areas by correlating general and specific knowledge, this work proposes to plan a subject tackling the development of web systems and/or applications for mobile devices using the PBL (Project-based Learning) Pedagogical Practice, whose active methodology uses projects as the central focus of teaching. Therefore, this work sought to apply several concepts of the Escola Nova as Pedagogical Tendency, since there is a focus on the student evidenced by the choice of their own project theme, development of technical and interpersonal skills, in addition to the focus on learning by doing through a project. Complementarily, the educational technology Trello with the plugin TeamGantt were selected as auxiliary tools for project management, in parallel with the virtual learning environment AVA Moodle and the conference platform MConf. With an interdisciplinary and transversal approach, the application of this course proposal aims to assist in the construction of competences of students of the technical course in Informatics for Internet integrated to the High School level of Ifes Campus Serra, such as group work, ability to solve problems, and conflicts.