dc.contributor.advisor | Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de | |
dc.contributor.author | Develly, David Paolini | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:04:20Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T17:04:20Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | DEVELLY, David Paolini. O quiz como facilitador do desenvolvimento do raciocínio lógico e algumas relações com a motivação dos estudantes. 2013. 211 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/231 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente estudo verifica o desempenho dos estudantes em testes de raciocínio
lógico e suas impressões motivacionais em meio à interação promovida pelo QUIZ.
O QUIZ é um evento normalmente aplicado na semana acadêmica dos cursos de
um Centro Universitário do Espírito Santo. Trata-se de um jogo de perguntas e
respostas, de caráter lúdico, que possui uma ferramenta computacional gestora do
processo. Pelo lado da ferramenta computacional, propõe-se validar o QUIZ como
instrumento útil à motivação dos estudantes em meio a tarefas educacionais. O
raciocínio lógico integra conceitos fundamentais da matemática, formando as bases
para aprendizagens significativas em diversas áreas, especialmente do ensino
superior. A motivação é uma variável que influencia os fazeres educacionais e,
portanto, justifica estudos voltados para esse foco. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa com suporte quantitativo. Pela parte qualitativa, foram aplicados
questionários, entrevistas semiestruturadas e realizadas observações em cinco
atividades do QUIZ. Pelo lado quantitativo, foram analisados testes de raciocínio
lógico em dois momentos: antes e durante o jogo, procurando analisar o
desempenho dos estudantes nesta área de conhecimento por meio de análise
estatística. A amostra contou com a participação de 197 estudantes do ensino médio
e superior. Os resultados quantitativos indicam comparativos estatísticos evolutivos
e não evolutivos, considerando os testes antes e durante o jogo. A análise indica
que os resultados evolutivos aconteceram, principalmente, na atividade em que a
maioria dos estudantes já possuía pelo menos uma participação anterior no jogo,
sendo esta atividade também considerada modelo, pois continha todos os elementos
característicos do jogo: planejamento adequado, regulamento, música, atividades
lúdicas, estudantes de diferentes cursos e períodos, interação inicial, entre outros.
Fato que não aconteceu, por completo, nas outras aplicações. Os resultados
qualitativos das relações motivacionais e validação da ferramenta computacional
comprovaram e complementaram os teóricos e estudos utilizados como referência.
Como produto final, foi produzido um livro com informações para a elaboração de
atividades utilizando o QUIZ, bem como todo o estudo de que o jogo é mais um
elemento que pode ser utilizado em ambientes educacionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study evaluates students performance on tests of logical reasoning and their
motivational impressions considering the interaction promoted by QUIZ. The QUIZ is
an event usually applied in academic week of courses that happens in the University
Center from Espírito Santo. It is a game of questions and answers, with a ludic
aspect, which has a computational tool that is the manager of the process.
Considering the computational tool, it is proposed to validate the QUIZ as a useful
tool for the student motivation related to the educational tasks. The logical reasoning
integrates fundamental concepts of mathematics, forming the basis for meaningful
learning in several areas, especially in higher education. The motivation is a variable
that influences the educational doings and, therefore, it justifies studies on this focus.
This is a qualitative research with quantitative support. For the qualitative part,
questionnaires were applied and semi-structured interviews and observations were
conducted in five activities of the QUIZ. On the quantitative side, tests of logical
reasoning were analyzed in two stages: before and during the game, trying to
analyze the performance of students in this area of knowledge considering the
statistical analysis. The sample included the participation of 197 students from high
school and higher education. The quantitative results indicate statistical comparative
evolutionary and non evolutionary considering the tests before and during the game.
The analysis indicates that the evolutionary results occurred, especially, in the
activity which most of the students had already at least one previous participation in
the game, being this activity also considered like model, since it contained all the
characteristic elements of the game: appropriate planning, regulation, music, fun
activities, students from different courses and periods, initial interaction, among
others. A fact that did not happen at all, in other applications. The qualitative results
of motivational relations and the validation of computational tool proved and
complemented the theoretical and studies used as a reference. As a final product, it
was produced a book with information for the preparation of activities using the QUIZ,
as well as the complete study that the game is another element that can be used in
educational settings. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Testes | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | O quiz como facilitador do desenvolvimento do raciocínio lógico e algumas relações com a motivação dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
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