Uso de práticas pedagógicas em proposta de projeto de extensão para o curso de Engenharia Civil do Ifes Vitória aplicado a soluções ambientais a partir do beneficiamento da casca do coco verde utilizando tecnologias educacionais

Andrade, Rodolfo Giacomim Mendes de (2022)

tcc

RESUMO: A busca por um maior embasamento pedagógico a fim de proporcionar melhorias no processo de aprendizagem de alunos que cursam disciplinas de áreas técnicas faz parte da evolução do ensino e da adequação às tecnologias educacionais da atualidade. Considerando que a participação dos alunos em um projeto de extensão faz parte da atual grade curricular de cursos de graduação, este trabalho apresenta uma proposta de um projeto de extensão para alunos do curso de Engenharia Civil do Ifes Vitória com temática aplicada a soluções ambientais para a construção civil a partir do beneficiamento da casca do coco verde, pois além de ser um resíduo cujo descarte é frequentemente irregular, apresenta grande volume, resistência mecânica à compactação e leva anos para completar sua decomposição.. Para tanto, a proposta de projeto de extensão buscou se fundamentar sobre duas tendências pedagógicas que se complementassem e se enquadrassem ao projeto: a Escola Nova e a Crítica. Ainda, a Sala de Aula Invertida foi considerada como prática pedagógica, e tecnologias educacionais como Padlet, AVA Moodle e a plataforma de conferências MConf serão utilizadas. Esta proposta, de caráter multidisciplinar, visa promover o engajamento dos estudantes, assim como melhorar seus desempenhos e nivelamento do conhecimento, aprimorando o processo de ensino do curso de Engenharia Civil.

ABSTRACT: The search for a greater pedagogical basis to enhance the learning process of students from technical areas is part of the evolution of teaching and its adaptation to the current educational technologies. Considering that joining an extension project is part of the students’ current curriculum of undergraduate courses, this work presents a proposal for an extension project for the Ifes Vitória students of the Civil Engineering course with a theme applied to environmental solutions for the civil construction from the processing of green coconut husk, whose disposal is often irregular, it has large volume, mechanical resistance to compaction and takes years to complete its decomposition. Therefore, the extension project proposal sought to be based on two pedagogical trends that added and fit the project: the Escola Nova and the Crítica trends. Still, the Inverted Classroom was considered as a pedagogical practice, and educational technologies such as Padlet, AVA Moodle and the MConf conference platform will be used. This proposal, of a multidisciplinary nature, aims to promote students engagement, as well as enhance their performance and knowledge leveling, improving the teaching process of the Civil Engineering course.