Sequência didática adaptada para o ensino inclusivo de Ciências da Natureza: introdução ao estudo da Química

Theotônio, Eduardo Carlos (2022)

tcc

RESUMO: A Constituição da República Federativa do Brasil garante uma educação igualitária, que promova a inclusão de indivíduos com necessidade de um atendimento educacional específico. Porém, nota-se que a inclusão não se efetiva, tampouco se perpetua nos estabelecimentos de ensino. Uma das barreiras à inclusão escolar é o despreparo dos professores, seja em sua formação inicial ou continuada, sendo necessário um repensar da prática docente. Desse modo, são apresentados nesta pesquisa alguns momentos pedagógicos repensados e adaptados para o ensino de Ciências da Natureza, em especial para o ensino de Química na Educação Básica, na perspectiva da inclusão dos alunos com deficiência. O trabalho foi realizado em uma escola da rede estadual do estado do Espírito Santo com alunos da primeira série do Ensino Médio, abordando os conteúdos introdutórios do Ensino de Química, demonstrando como as práticas pedagógicas com recursos didáticos adaptados no ensino inclusivo de Ciências da Natureza impactam no processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se como referencial teórico a pedagogia crítico social e as teorias da aprendizagem pautadas nas ideias de Freire e Vygotsky, além de metodologias ativas como a gamificação na execução da prática pedagógica. Faz-se necessário cada vez mais abandonar as práticas tradicionais no ensino das ciências da natureza e dar espaço à aprendizagem significativa, onde a tecnologia, as atividades experimentais e os saberes do aluno têm papel importante na produção do conhecimento que é construído na interação sujeito-objeto, através da mediação do outro (professores e colegas) e de signos (linguagem). Percebeu-se nessa pesquisa que a inclusão de alunos não se reduz à simples aplicação de recursos adaptados, mas, sobretudo, às mudanças nas práticas metodológicas e também na forma de relação. Sendo assim, constitui se como objetivo deste artigo, a apresentação de uma pesquisa didático-metodológica realizada em campo, no Ensino de Química, que permita ao estudante com deficiência o acesso e a construção do conhecimento junto com os demais colegas de sala.

ABSTRACT: The Constitution of the Federative Republic of Brazil guarantees an egalitarian education that promotes the inclusion of individuals in need of specific educational assistance. However, it is noted that inclusion is not effective, nor is it perpetuated in educational establishments. One of the barriers to school inclusion is the unpreparedness of teachers, whether in their initial or continuing education, requiring a rethinking of teaching practice. Thus, this research presents some pedagogical moments rethought and adapted for the teaching of Natural Sciences, especially for the teaching of Chemistry in Basic Education, from the perspective of the inclusion of students with disabilities. The work was carried out in a state school in the state of Espírito Santo with students from the first year of high school, addressing the introductory contents of Chemistry Teaching, demonstrating how pedagogical practices with didactic resources adapted in the inclusive teaching of Natural Sciences impact in the teaching and learning process. Critical social pedagogy and theories of learning based on the ideas of Freire and Vygotsky were used as a theoretical framework, as well as active methodologies such as gamification in the execution of pedagogical practice. It is increasingly necessary to abandon traditional practices in the teaching of natural sciences and make room for meaningful learning, where technology, experimental activities and student knowledge play an important role in the production of knowledge that is built in subject- object, through the mediation of the other (teachers and colleagues) and of signs (language). It was noticed in this research that the inclusion of students is not reduced to the simple application of adapted resources, but, above all, to changes in methodological practices and also in the form of relationship. Therefore, the objective of this article is to present a didactic-methodological research carried out in the field, in Chemistry Teaching, which allows students with disabilities to access and build knowledge together with other classmates. Keywords: Inclusive Education. Following teaching. Natural Sciences.


Collections: