Pensando a brincadeira no incentivo à leitura

Rates, Jessica Thomazini Batista (2022)

tcc

O presente trabalho visa analisar a importância do brincar nas series iniciais do ensino fundamental problematizando: Como os professores em sala de aula incentivam a leitura utilizando brincadeiras. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a importância das brincadeiras como forma de mediar e potencializar a leitura no processo de ensino e aprendizagem em turmas do Ensino Fundamental, tendo como pressuposto teórico principal as contribuições de Kishimoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada através de entrevistas abertas com Mestres em Educação e Ensino, sobre a importância das brincadeiras pedagógicas e a postura dos educadores com relação ao uso de jogos no cotidiano escolar. Nos resultados os professores destacam pensamentos propositivos sobres os benefícios dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da leitura na escola, uma ação que planejada, com fundamentação teórica que respeite os princípios da inovação contextual da brincadeira e do equilíbrio didático e lúdico, respalda maior incentivo dessas práticas pedagógicas nas escolas, como também confrontam dificuldades e barreiras que são expressas de forma desafiadora no cotidiano escolar. A leitura associada a brincadeiras com momentos de envolvimento afetivo, motiva e potencializa hábitos de ler nas crianças que podem ser sustentados no Ensino fundamental durante e após a alfabetização.

The present work aims to analyze the importance of playing in the initial series of elementary school, questioning: How teachers in the classroom encourage reading using games. This research has as general objective to understand the importance of games to mediate and enhance reading in the teaching and learning process in Elementary School classes, having Kishimoto contributions as the main theoretical assumption. This is qualitative research carried out through open interviews with Master’s in Education and Teaching, about the importance of pedagogical games and the attitude of educators in relation to the use of games in everyday school life. In the results, teachers highlight propositional thoughts about the benefits of games and games in the development of reading at school, an action that planned, with theoretical foundations that respects the principles of contextual innovation of play and didactic and playful balance, supports greater encouragement of these pedagogical practices in schools, but also face difficulties and barriers that are expressed in a challenging way in the school routine. Reading associated with games with moments of affective involvement, motivates and enhances reading habits in children that can be sustained in Elementary School during and after literacy.


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