dc.contributor.advisor | Malacarne, Robson | |
dc.contributor.author | Barros, Wagner Santana | |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T16:06:22Z | |
dc.date.available | 2022-09-05T16:06:22Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | AGENDA 21. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento: de acordo com a Resolução nº 44/228 da Assembléia Geral da ONU, de 22-12-89, estabelece uma abordagem equilibrada e integrada das questões relativas a meio ambiente e desenvolvimento: a Agenda 21 - Brasília: Câmara dos Deputados. 1995. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/528199/mod_resource/content/0/Agenda%2021.pdf>. Acesso em: 04-2022. ALMEIDA, Anne. Recreação: ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em:<http://www.cdof.com.br/recrea22.htm>. Acesso em: 05-22. ALVES, Giovanni. MACEDO, Felipe. Org. Cineclube, Cinema & Educação. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2010. 216 p. Disponível em: <https://www.academia.edu/38862914/Cineclube_Cinema_and_Educa%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 05-22. ALVES-MAZZOTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Thomson, 2004. Disponível em: <https://www.academia.edu/ | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2312 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
A pesquisa procurou analisar e compreender as concepções de meio ambiente
segundo Marcos Reigota (1995, 2009), compreender as macrotendências político
pedagógicas de educação ambiental segundo os autores Philippe Layrargues e
Gusttavo Lima (LAYRARGUES E LIMA, 2011, 2014), e sobretudo, o possível vínculo
existente entre ambas, dentro de um recorte sócio cultural, que neste caso,
compreende-se o contexto educacional em Educação Ambiental, em espaço
não-formal (JACOBUTTI 2008). Apresenta argumentações sobre a eficiência destes
espaços (os não-formais), dentro da necessidade e possibilidade de intensificação
nas discussões sobre o Meio Ambiente, na busca por atingir a plena formação do
sujeito ecológico (CARVALHO, 2004), coeso e coerente com a realidade ao qual
pertence, e sobretudo, transformador. Neste sentido, a presente pesquisa também
analisou, refletiu e procurou compreender nuances observadas em uma proposta
pedagógica, executada em um espaço não-formal, por meio da aplicação do método
estudo de caso (YIN, 2001), mais especificamente, análise de conteúdo (BARDIN,
2011), através da técnica de triangulação (DENZIN, 1978. apud ALVES-MAZZOTTI
e GEWANDSZNAJDER, 2004), entre os dados obtidos através de distintas fontes.
Durante este período, foi possível perceber a existência de um conjunto de
particularidades, sobretudo dificuldades, durante o processo de Educação Ambiental
em espaços não-formais (JACOBUTTI 2008). Porém, a percepção deturpada da
realidade sobre o contexto sócio cultural e ambiental ao qual pertence, internalizada
pelo sujeito, emergiu como um dos principais entraves para atingir a eficácia em
uma proposta pedagógica em Educação Ambiental, no qual propõe-se que seja
crítica, e consequentemente, emancipatória. Por fim, o trabalho se encerra com
apresentação de uma proposta de intervenção pedagógica em Educação Ambiental
crítica (a ser executada em espaços não-formais), embasada nos referenciais
teóricos expostos, tão quanto nos resultados obtidos durante a análise dos dados
levantados no referido estudo de caso. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
The research sought to analyze and recognize the conceptions of environment
according to Marcos Reigota (1995, 2009), understand the political pedagogical
macro-tendencies of environmental education according to authors Philippe
Layrargues and Gusttavo Lima (LAYRARGUES AND LIMA, 2011, 2014), and above
all, the possible link between both, within a socio-cultural cut, which in this case, it is
understood the educational context in Environmental Education in non-formal space
(JACOBUTTI 2008). It presents arguments about the efficiency of these spaces (the
non-formal), within the need and possibility of intensification in discussions about the
environment, in the search for achieving the full formation of the ecological subject
(CARVALHO, 2004), cohesive and consistent with the reality to which it belongs, and
above all, transformative. In this sense, the present research also analyzed, reflected
and sought to understand nuances observed in a pedagogical proposal, executed in
a non-formal space, by applying the case study method (YIN, 2001), more
specifically, content analysis (BARDIN, 2011), through the triangulation technique
(DENZIN, 1978. apud ALVES-MAZZOTTI and GEWANDSZNAJDER, 2004),
between data obtained through different sources. During this period, it was possible
to perceive the existence of a number of particularities, especially difficulties, during
the process of non-formal (JACOBUTTI 2008) Environmental Education. However,
the distorted perception of reality about the socio-cultural and environmental context
to which it belongs, internalized by the subject, emerged as one of the main
obstacles to achieving effectiveness in a pedagogical proposal in Environmental
Education, which is proposed to be critical, and consequently, emancipatory. Finally,
the work ends with the presentation of a proposal for a pedagogical intervention in
critical Environmental Education (to be implemented in non-formal spaces), based
on the theoretical frameworks exposed, as well as in the results obtained during the
analysis of the data collected in this case study. | pt_BR |
dc.format.extent | 72 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Concepções de Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Macrotendências Político Pedagógicas de Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental Crítica | pt_BR |
dc.subject | Espaços não-formais de Educação | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas no contexto da educação ambiental crítica em espaços não-formais | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Viana | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Viana | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1165244321236233 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Geisa Lourenço | |
dc.contributor.member | Santos, Edilene Machado dos | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/6513168717607002 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6085-7853 | pt_BR |
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