Práticas pedagógicas no contexto da educação ambiental crítica em espaços não-formais

Barros, Wagner Santana (2022)

tcc

RESUMO: A pesquisa procurou analisar e compreender as concepções de meio ambiente segundo Marcos Reigota (1995, 2009), compreender as macrotendências político pedagógicas de educação ambiental segundo os autores Philippe Layrargues e Gusttavo Lima (LAYRARGUES E LIMA, 2011, 2014), e sobretudo, o possível vínculo existente entre ambas, dentro de um recorte sócio cultural, que neste caso, compreende-se o contexto educacional em Educação Ambiental, em espaço não-formal (JACOBUTTI 2008). Apresenta argumentações sobre a eficiência destes espaços (os não-formais), dentro da necessidade e possibilidade de intensificação nas discussões sobre o Meio Ambiente, na busca por atingir a plena formação do sujeito ecológico (CARVALHO, 2004), coeso e coerente com a realidade ao qual pertence, e sobretudo, transformador. Neste sentido, a presente pesquisa também analisou, refletiu e procurou compreender nuances observadas em uma proposta pedagógica, executada em um espaço não-formal, por meio da aplicação do método estudo de caso (YIN, 2001), mais especificamente, análise de conteúdo (BARDIN, 2011), através da técnica de triangulação (DENZIN, 1978. apud ALVES-MAZZOTTI e GEWANDSZNAJDER, 2004), entre os dados obtidos através de distintas fontes. Durante este período, foi possível perceber a existência de um conjunto de particularidades, sobretudo dificuldades, durante o processo de Educação Ambiental em espaços não-formais (JACOBUTTI 2008). Porém, a percepção deturpada da realidade sobre o contexto sócio cultural e ambiental ao qual pertence, internalizada pelo sujeito, emergiu como um dos principais entraves para atingir a eficácia em uma proposta pedagógica em Educação Ambiental, no qual propõe-se que seja crítica, e consequentemente, emancipatória. Por fim, o trabalho se encerra com apresentação de uma proposta de intervenção pedagógica em Educação Ambiental crítica (a ser executada em espaços não-formais), embasada nos referenciais teóricos expostos, tão quanto nos resultados obtidos durante a análise dos dados levantados no referido estudo de caso.

ABSTRACT: The research sought to analyze and recognize the conceptions of environment according to Marcos Reigota (1995, 2009), understand the political pedagogical macro-tendencies of environmental education according to authors Philippe Layrargues and Gusttavo Lima (LAYRARGUES AND LIMA, 2011, 2014), and above all, the possible link between both, within a socio-cultural cut, which in this case, it is understood the educational context in Environmental Education in non-formal space (JACOBUTTI 2008). It presents arguments about the efficiency of these spaces (the non-formal), within the need and possibility of intensification in discussions about the environment, in the search for achieving the full formation of the ecological subject (CARVALHO, 2004), cohesive and consistent with the reality to which it belongs, and above all, transformative. In this sense, the present research also analyzed, reflected and sought to understand nuances observed in a pedagogical proposal, executed in a non-formal space, by applying the case study method (YIN, 2001), more specifically, content analysis (BARDIN, 2011), through the triangulation technique (DENZIN, 1978. apud ALVES-MAZZOTTI and GEWANDSZNAJDER, 2004), between data obtained through different sources. During this period, it was possible to perceive the existence of a number of particularities, especially difficulties, during the process of non-formal (JACOBUTTI 2008) Environmental Education. However, the distorted perception of reality about the socio-cultural and environmental context to which it belongs, internalized by the subject, emerged as one of the main obstacles to achieving effectiveness in a pedagogical proposal in Environmental Education, which is proposed to be critical, and consequently, emancipatory. Finally, the work ends with the presentation of a proposal for a pedagogical intervention in critical Environmental Education (to be implemented in non-formal spaces), based on the theoretical frameworks exposed, as well as in the results obtained during the analysis of the data collected in this case study.


Coleções: