dc.contributor.advisor | Oliveira, Eduardo Augusto Moscon | |
dc.contributor.author | Alves, Leonardo Polese | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T17:00:18Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T17:00:18Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Leonardo Polese. Uma proposta de integração de ciências e matemática com disciplinas técnicas no curso de geoprocessamento. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/230 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta dissertação trata de um estudo de caso de práticas pedagógicas que integram
Ciências e Matemática com disciplinas técnicas no curso Técnico de
Geoprocessamento do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória. Esse
curso demanda pré-requisitos de Ciências e Matemática e muitos alunos terminaram
a educação básica e começaram outros cursos, como no caso, o curso de
Geoprocessamento sem terem se apropriado de conteúdos dessas disciplinas, como
mostram os resultados do Pisa, no Brasil, do Paebes, no Espírito Santo, e dos
processos seletivos do Ifes para esse curso de Geoprocessamento. Esses baixos
níveis de conhecimentos nessas áreas têm interferido na apropriação de
conhecimentos técnicos de geoprocessamento. A partir das ideias pedagógicas
sobre os tipos de conteúdos, foi desenvolvida uma sequência didática (SD) para se
trabalharem os conteúdos científicos e matemáticos, definidos pelos professores
como fundamentais, de forma integrada aos conteúdos técnicos das disciplinas do
primeiro período desse curso. A SD utilizou a metodologia de ensino por
investigação e promoveu discussões, no sentido de favorecer a educação científica.
Os resultados da pesquisa mostraram que os professores validaram a proposta e
que os alunos apontaram mais aspectos positivos do que negativos depois da
aplicação da SD; no entanto, esses tipos de práticas pedagógicas ainda não fazem
parte da cultura escolar. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa teve como
produto final uma publicação da Série Guia de Livros Didáticos de Ciências, com a
resenha “Sequência Didática para Validação Geométrica e Científica do Modelo
Sistema Solar em Escala da Praça da Ciência”. Esse produto apresenta uma breve
discussão teórica sobre: sequência didática; a ideia inicial dessa SD e sua evolução;
sua utilização como validação empírica e como instrumento de coleta de dados
desta pesquisa; suas várias versões; a validação pelos pares de professores; e uma
segunda SD que surgiu a partir dessa. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This dissertation is a case study of teaching practices that integrate science and
mathematics with technical disciplines in Technician Course of Geoprocessing at the
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. This course demands
science and math prerequisite and many students finished their basic education and
began a course of Geoprocessing without appropriating content of Sciences and
Mathematics, as shown in the results of Pisa, in Brazil, the Paebes, in Espírito Santo,
and in the selection processes of Ifes for the Geoprocessing course. The students’
low levels of scientific and mathematical knowledge have interfered with the
appropriation of technical information in the Geoprocessing course. From the
pedagogical ideas about the types of content, an instructional sequence (SD) was
developed to work out the mathematical and scientific contents, defined by the
teachers of the course as fundamental, integrated with the technical content of the
subjects of the first period of this course. The SD used the teaching methodology
through research and prompted discussions encouraging science education. The
results showed that teachers validated the proposal and that students showed more
positive than negative aspects after the application of SD, however, these types of
pedagogical practices are not yet part of the school culture. In this direction, this
research had as a final product a publication of the Science Teaching Guide Series
with the “Teaching Sequence for Scientific and Geometric Validation of the Solar
System Scale Model at Praça da Ciência”. This product presents a brief theoretical
discussion of instructional sequence, the initial idea of this SD, its use as empirical
validation and as a tool for data collection of this research, the various versions of the
SD, the validation by the pair of teachers, and a second SD that came from that. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geoprocessamento | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de integração de ciências e matemática com disciplinas técnicas no curso de geoprocessamento | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Paiva, Maria Auxiliadora Vilela | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais