Ensino de geografia e cidadania : uma análise comparativa das diretrizes curriculares nacionais
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A Cidadania pode ser entendida como a consciência dos direitos, autonomia, liberdade e da nossa existência como sujeitos no mundo. Nesse sentido, o ensino de Geografia através das suas mediações pedagógicas torna-se um saber estratégico para a compreensão das estruturas espaciais, econômicas, políticas e sociais. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar o conceito e as concepções de cidadania presentes nos documentos curriculares oficiais da educação brasileira, referentes aos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia constitui-se em uma pesquisa básica, qualitativa e quanto aos procedimentos uma análise documental. Em seguida por meio da análise de conteúdo, buscou-se identificar as concepções de cidadania presentes nos documentos curriculares. Após a análise identificou-se o alinhamento dos PCNs com a concepção de nova cidadania e da BNCC com a concepção neoliberal. Os dados obtidos permitiram observar os processos de rupturas, permanências e contradições no cotidiano escolar, contrapondo assim, as concepções e práticas em relação a formação cidadã.
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