Ferramenta de visualização de dados para análise de aprendizagem do aluno no ambiente Moodle
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RESUMO: Nas últimas duas décadas, as instituições de ensino começaram a utilizar sistemas de gestão aprendizagem, também conhecidos como ambientes virtuais de aprendizagem ou sistemas e-learning, com intuito de melhorar processos do ensino-aprendizagem, além de criar uma nova forma de ensino conhecido hoje como o ensino à distância. Segundo o censo do Ministério da Educação (MEC), durante a última década, entre 2009 e 2019, o volume de matriculados na educação presencial aumentou 20,3%, já no ensino á distância teve um aumento de 192,4% no mesmo período. Entretanto, a maioria das vezes é um desafio para os professores identificarem a dificuldade dos alunos em um determinado assunto na disciplina nestes sistemas. Para solucionar essas dificuldades, ferramentas de extensão para os sistemas vem surgindo a partir do conhecimento de uma área de pesquisa chamada de Learning Analytics. Neste trabalho, foi desenvolvido novas funcionalidades de visualização de dados no plugin Analytics Graphs, visando auxiliar professores e gestores de ensino nas análises de aprendizagem dos alunos no ambiente Moodle. Isso é realizado através da integração da plataforma Moodle com técnicas de Learning Analytics, para exibir indicadores de desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Após o desenvolvimento da integração e modificação do plugin selecionado, conseguiu-se obter gráficos para a exibição e apoio aos educadores e professores. A ferramenta foi disponibilizada no ambiente de extensões do Moodle sendo possível qualquer usuário instalar e utilizá-la, podendo também ser modificada caso queira realizar alguma alteração.
ABSTRACT: In the last two decades, educational institutions began to use learning management systems, also known as virtual learning environments or e-learning systems, in order to improve teaching-learning processes, in addition to creating a new way of education known today as distance learning. According to the Ministry of Education (MEC) census, during the last decade, between 2009 and 2019, the volume of enrollments in face-to-face education increased by 20.3%, whereas in distance learning there was an increase of 192.4% in the same period. However, most of the time it is a challenge for teachers to identify the difficulty of students in a certain subject in the discipline in these systems. To solve these difficulties, extension tools for the systems have emerged from the knowledge of a research area called Learning Analytics. In this work, new data visualization functionalities were developed in the plugin Analytics Graphs, aiming to help teachers and education managers in the analysis of student learning in the Moodle environment. This is accomplished through the integration of the Moodle platform with Learning Analytics techniques, to display student performance indicators in the teaching-learning process. After the development of the integration and modification of the selected plugin, it was possible to obtain graphics for display and support for educators and teachers. The tool was made available in the Moodle extensions environment and any user can install and use it, and it can also be modified if they want to make any changes.
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