Linguística, Letras e Artes
Navegar por
Submissões recentes
-
As cantigas de calango do Caparaó na sala de aula : cultura local com epilinguagem nos anos finais do ensino fundamental.
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho trata-se de uma investigação de estratégias para abordar os calangos e a valorização da cultura local na sala de aula, devido à importância de se conhecer e difundir o patrimônio imaterial como forma ...
-
Estratégias de leitura digital no Blog “Ler é diversão” no 8º ano do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: É um desafio trabalhar a leitura literária com alunos imersos nas tecnologias digitais, pois elas ocupam cada vez mais espaço na vida de adolescentes. Imagina se que trabalhar a literatura por meio de estratégias ...
-
Literatura de testemunho nos anos finais do ensino fundamental : ditadura e memória em contos de Bernardo Kucinski
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes – campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, propõe um trabalho de leitura e análise de contos ...
-
O terror em código : a leitura e escrita entre os mistérios dos quadrinhos e os microcontos no ambiente digital
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos da Linguagem e Práticas Sociais”, ancora-se no desenvolvimento da ...
-
A produção textual em pauta : o Instagram no incentivo à escrita nas séries finais do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: A maioria dos estudantes do século XXI está conectada em tempo integral. Hoje é um imperativo a inclusão da tecnologia em praticamente tudo, ela é um recurso que inspira a criatividade, consegue motivar pessoas e ...
-
O ensino da Língua Portuguesa a partir do gênero memórias literárias : uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho objetiva, primordialmente, promover o ensino das variedades cultas da língua portuguesa a partir da retextualização de textos do gênero memórias literárias. A escolha do gênero memórias literárias se ...
-
Educação literária para as relações étnico-raciais na escola : diálogos com a poesia de Elisa Lucinda
(Vitória, 2024)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer diálogos com a literatura capixaba de autoria negra e refletir sobre as relações étnico-raciais nas práticas de leitura no Ensino Fundamental Anos Finais. Para isso, ...
-
O podcast nas aulas de lingua portuguesa : o desenvolvimento de práticas dialógicas no ensino fundamental II
(Vitória, 2024)RESUMO : A presente pesquisa faz parte da linha de investigação dos Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes Campus Vitória e ...
-
A Cor de Coraline e a emblemática expressão "cor de pele" : uma proposta de leitura literária à luz da lei 10.639/03 nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2024)RESUMO: Nesta pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos Literários, do programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Ifes, campus Vitória, propomos estudar a literatura e as relações étnico-raciais ...
-
O ensino da variação da língua por meio do gênero entrevista : abordagem sob a perspectiva da sociolinguística educacional
(Vitória, 2024)RESUMO: Considerando o fato de as variantes linguísticas serem as diferentes formas de falar o nosso Português e sabendo que é a nossa língua materna, o professor de Língua Portuguesa precisa ampliar os recursos de comunicação ...
-
A crítica feminista da poesia de Angélica Freitas : "A garota mais doce ao sul do Equador" em meio às canções de atormentar
(Vitória, 2023)RESUMO: Angélica Freitas é hoje uma das vozes mais expressivas da poesia brasileira contemporânea. Com o uso de sátira, acidez e ironia, a autora aborda temáticas de cunho político-social, como o sistema patriarcal e o ...
-
A representação do negro no livro didático : reflexões em humanidades com operações de linguagens
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a abordagem do negro no livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Com ela observamos os contextos em que os negros apareceram no livro e fizemos problematizações sobre o ...
-
Manifestações a respeito da língua portuguesa na rede social Instagram
(Vitória, 2023)RESUMO: O presente artigo discute o uso da rede social Instagram como recurso didático para a aprendizagem da norma-padrão da língua portuguesa através de dois perfis selecionados na plataforma e investigar se a ferramenta ...
-
Chapeuzinho vermelho: a gramática do design visual em Charles Perrault
(Venda Nova do Imigrante, 2021)RESUMO: Visto que o ensino da Língua Portuguesa tem a função de desenvolver as competências discursiva dos alunos, é importante ressaltar que os gêneros são tidos como o núcleo do ensino da disciplina. Dessa forma, o ...
-
BNCC e alguns impactos na produção de livros didáticos no Brasil: colocação pronominal em destaque
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa objetiva descrever e analisar de maneira comparativa o ensino de Colocação Pronominal nos livros didáticos Se liga na língua: literatura, produção de texto e linguagem (2016), de Cristiane Siniscalchi ...
-
As contribuições do padlet para a leitura digital das crônicas de Clarice Lispector nas aulas de LP no ensino fundamental
(Vitória, 2023)RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do campus IFES Vitória, tem como proposta refletir acerca da leitura digital do gênero crônica, utilizando as crônicas da escritora ...
-
Costumes Oitocentistas na Obra Dom Casmurro, de Machado de Assis
(Vitória, 2023)RESUMO: Este estudo objetiva analisar, a partir da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, costumes oitocentistas denunciados pelo autor. Foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual serviu de metodologia para a elaboração ...
-
Entre mundos fantásticos: a Literatura Fantástica e seus desdobramentos na formação de jovens leitores
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo identificar os motivos que tornam a literatura fantástica atraente para jovens leitores que estão adentrando o mundo da leitura, ou seja, busca-se compreender a razão pela qual ...
-
Confrontos : literatura infantil e autoritarismo
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: Literatura infantil é arte, por valer-se do uso plurissignificativo, metafórico e sofisticado na linguagem, ao refletir sobre a realidade em sua unidade contraditória. Além disso, é uma contribuição valiosa para a ...
-
Estratégias argumentativas em língua portuguesa : uma proposta de ensino a partir do gênero carta de reclamação
(Vitória, 2019)RESUMO: A produção textual escrita tem despertado muitos estudos sobre como ocorre o desenvolvimento desse processo em sala de aula, tendo em vista o baixo desempenho dos alunos nessa área. De acordo com essas reflexões, ...
Redes Sociais