dc.contributor.advisor | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.author | Corrêa, Anna Christina Alcoforado | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T16:31:07Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T16:31:07Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Anna Christina Alcoforado. O PIBID na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/229 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial
de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar
articulações de saberes específicos de matemática e pedagógicos com saberes
experienciais da docência, explicitados por licenciandos inseridos no Pibid, em suas
vivências do contexto escolar da educação básica. O referencial teórico foi
fundamentado nas teorias de Maurice Tardif, saberes da experiência docente,
Bernard Charlot, relação do sujeito com o saber, e Donald Schön, professores
reflexivos, complementando com autores que têm discutido a formação inicial de
professores de matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo
estudo de caso, realizada com sete licenciandos em Matemática do Ifes/campus
Vitória, participantes dos subprojetos do Pibid, no ensino fundamental e médio. A
coleta dos dados ocorreu por observação participante, análise documental
(documentos oficiais do Pibid e do curso de Licenciatura pesquisado), questionário
aberto e entrevista para confirmação de dados. Os resultados apontaram algumas
articulações de saberes da experiência docente, construídos no contexto da sala de
aula, no ambiente escolar, na troca de experiência com professores de matemática e
nas reflexões críticas sobre o processo que esse programa propiciou. Como produto
final, procedeu-se à construção de um ambiente virtual colaborativo para contribuir
com a educação matemática no ensino fundamental e médio, compartilhando as
experiências entre as instituições de ensino superior, a educação básica e
pesquisadores, por meio de vivências das aprendizagens que experienciaram os
bolsistas do Pibid. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In Brazilian education, the initial training of mathematics teachers has been under
discussion in recent years. So, this research aims to analyse the connection between
the knowledge of teaching and the specific knowledge of mathematics with experiential
teaching knowledge explained by undergraduates in Pibid inserted in their experiences
of context elementary and secondary schools. The theoretical framework is based on
the theories of Maurice Tardif, Bernard Charlot and Donald Schön concerning
experiencial teaching knowledge, the relation of the subject to knowledge and the
theory of reflective teaching respectively. To enrich our discussion, the ideas of some
authors who have discussed the initial training of teachers of mathematics are also
presented. This is a qualitative case study, conducted with undergraduates in
mathematics from Ifes/Vitória campus, seven participants of the subprojects of Pibid,
in elementary and secondary schools. The data was collected by participant
observation, documentary analysis (official documents of both Pibid and the
undergraduate course researched), open questionnaire and interview for data
confirmation. The results show that experiential teaching knowledge is built in the
context of the classroom, in the school environment, in the exchange with more
experienced teachers of mathematics and in the critical reflections on the teaching
process produced during PIBID project. At the end, a virtual environment to collaborate
with mathematics education in elementary and secondary schools was developed so
that the PIBID experiences could be shared among the university, elementary and
secondary schools and researchers. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.title | O Pibid na formação inicial do licenciando em Matemática : construção de saberes da experiência docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais