O uso do software CoppeliaSim como recurso didático da robótica educativa
tcc
RESUMO: Este trabalho fornece uma alternativa para a aplicação de intervenções pedagógicas no campo da Robótica Educativa, através da utilização de simulações. A solução aqui proposta foi a utilização do software CoppeliaSim, escolhido por possuir uma versão educacional gratuita e por sua capacidade de simular realisticamente os sistemas robóticos. São apresentados conceitos teóricos para que os professores criem seu próprio planejamento e sua metodologia para a aplicação de intervenções pedagógicas com o uso dos conceitos de robótica. Foram criados dois ambientes virtuais compostos por uma mesa, um robô diferencial, um cilindro, e um cesto. Nas cenas virtuais criadas, o movimento do robô diferencial deve ser controlado até derrubar o cilindro vermelho no cesto. Os desafios propostos são ideais para a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, proporcionando momentos de interação professor e aluno, onde o papel principal do professor na atividade é o de mediador. É apresentado um recorte de resultados alcançados no processo de ensino-aprendizagem pela aplicação da Robótica Educativa. Foi observado que a aplicação dos conceitos de robótica em diferentes contextos é capaz de aumentar a assimilação e a compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de um ambiente de colaboração, construção e investigação
ABSTRACT: This work presents an alternative for the application of pedagogical interventions in Educational Robotics using simulations. The solution proposed here uses CoppeliaSim software, chosen for having a free educational version and for its ability to realistically simulate robotic systems. Theoretical concepts are presented for teachers to create their own planning and methodology for the application of pedagogical interventions with the use of robotics concepts. Two environments were created consisting of a table, a differential robot, a cylinder, and a basket. In the virtual scenes created, the movement of the differential robot must be controlled until it drops the red cylinder in the basket. The proposed challenges are ideal for the application of active learning methodologies, providing moments of teacher-student interaction, where the teacher's main role in the activity is that of mediator. A selection of results achieved in the teaching-learning process through the application of Educational Robotics is presented. It was observed that the application of robotics concepts in different contexts is able of increasing the assimilation and understanding of the contents by the students, through an environment of collaboration, construction, and investigation.
Redes Sociais