Um sistema de controle de vagas e identificação do tipo de veículo em um estacionamento usando CLP

Oliveira, Renan Mainardi de (2022)

tcc

RESUMO: A dificuldade de se encontrar vagas em estacionamentos é um dos principais problemas das grandes cidades, e é atenuada com o uso de parquímetros e estacionamentos rotativos. O valor cobrado, porém, não é o mesmo para todos os tipos de veículos. Uma pesquisa sobre trânsito veicular realizada em diferentes países foi publicada em 2017, indicando que no Reino Unido foram perdidas 1,4 bilhão de horas na procura por uma vaga para estacionar, na Alemanha foram 1,9 bilhão de horas, enquanto nos EUA foram 3,6 bilhões. Segundo a pesquisa, estas horas perdidas trouxeram números expressivos em desperdício de combustível no ano, da ordem de bilhões de galões (1 galão equivale a aproximadamente 3,8 litros). Este trabalho propõe uma solução automatizada para estes dois problemas: gerenciamento da lotação de um estacionamento e identificação dos tipos de veículos que o acessam. A solução proposta utiliza um Controlador Lógico Programável (CLP), sensores para identificação/contagem dos veículos, e sinalizadores para indicar lotação máxima atingida ou possível falha no sistema. Este processo de automação foi desenvolvido através da linguagem Ladder. Primeiramente foram realizadas simulações no software Codesys e, em seguida, testes em bancada, com uso de um CLP comercial da fabricante Siemens modelo S7-1200. Apresenta-se também sugestões de equipamentos e instrumentos para aplicação real. Finalmente, após a análise dos resultados, são apresentadas possíveis melhorias, que podem trazer vantagens à solução desenvolvida.

ABSTRACT: The difficulty of finding parking spaces is one of the main problems in big cities, which is mitigated by using parking meters and rotating parking lots. The amount charged, however, is not the same for all types of vehicles. A research about vehicular traffic carried out in different countries was published in 2017, indicating that in the UK 1.4 billion hours were lost in the search for a parking space, in Germany it was 1.9 billion hours, while in the USA were 3.6 billion. According to the research, these lost hours resulted in expressive numbers in fuel wastage per year, on the order of billions of gallons (1 gallon is equivalent to aproximatly 3.8 liters). This work proposes an automated solution for these two problems: managing the capacity of a parking lot and identifying the types of vehicles that access it. This can be done with use of a Programable Logic Controller (PLC), sensors for identification and counting of vehicles, and signaling lamps to indicate maximum capacity reached or possible failure in the system. This automation process was developed through the Ladder language. First, simulations were performed in the Codesys software and, then, bench tests were performed, using a commercial PLC from Siemens, model S7-1200. Suggestions of equipment and instruments for real application are also presented. Finally, after analyzing the results, possible improvements are presented, which can bring advantages to the developed solution.


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