Práticas pedagógicas no contexto da pandemia: recepções e possibilidades

Marquesini, Ana Paula Verli (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O presente trabalho analisar as percepções dos sujeitos envolvidos no processo de ensino realizados no período da pandemia do Covid-19, com vistas ao melhor atendimento às realidades e necessidades dos estudantes e comunidade escolar. Ao sairmos de uma realidade de ensino presencial e passamos para as “aulas remotas”, mesclando posteriormente momentos presenciais e à distância num retorno gradativo às aulas, foi necessário romper com as práticas tradicionais, buscando formas de adaptação à nova realidade e cenários, que foram gradativamente modificados de acordo com aumento dos casos positivos, mapas de risco e orientações dos órgãos de saúde. Diante das dificuldades encontradas no decorrer do processo, trazemos um relato de experiência onde questiona-se como realizar práticas de ensino mais humanizadas, rompendo com os currículos e conteúdos prescritos, considerando as especificidades da comunidade escolar e suas famílias? Ao dialogar com literaturas que versam sobre a temática em questão, e também com os sujeitos envolvidos no processo, buscou-se traçar caminhos e possibilidades para a superação dos prejuízos causados pela pandemia à educação. E, concluiu-se que a humanização de todo o processo educativo é primordial, ressaltando a importância da participação familiar no processo educativo escolar e a relevância do planejamento dialógico e reflexivo constante de toda a equipe pedagógica.

ABSTRACT: This paper analyzes the perceptions of the subjects involved in the teaching process carried out during the Covid-19 pandemic period, with a view to better meeting the realities and needs of students and the school community. When we left a classroom teaching reality and moved to "remote classes", later mixing classroom and distance learning moments in a gradual return to classes, it was necessary to break with traditional practices, seeking ways to adapt to the new reality and scenarios, which were gradually modified according to the increase of positive cases, risk maps, and guidance from health agencies. In view of the difficulties encountered during the process, we bring an experience report where the question is how to carry out more humanized teaching practices, breaking with the prescribed curricula and contents, considering the specificities of the school community and their families? By dialoguing with literature that deals with the theme in question, and also with the subjects involved in the process, we tried to outline ways and possibilities to overcome the damage caused by the pandemic to education. And, it was concluded that the humanization of the entire educational process is paramount, highlighting the importance of family participation in the school educational process and the relevance of constant dialogical and reflective planning by the entire pedagogical team.


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