dc.contributor.advisor | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.author | Loures, Marcela Andrade Martins | |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T16:21:40Z | |
dc.date.available | 2017-08-29T16:21:40Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | LOURES, Marcela Andrade Martins. A utilização de saberes culturais como contribuição para o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria analítica em turma de EJA. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/227 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa aborda a utilização de aspectos históricos e culturais dos sujeitos
jovens e adultos como contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da
Matemática, mais especificamente de alguns conceitos de Geometria Analítica. O
objetivo geral desta investigação é foi realizar uma prática pedagógica que
contemplasse e respeitasse aspectos culturais de educandos e contribuísse para a
aprendizagem desses sujeitos. Nesse sentido, buscou-se desenvolver práticas
didático-metodológicas baseadas na Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky) e na Teoria
da Atividade (Leontiev). Os sujeitos desta pesquisa foram alunos da terceira etapa
do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (etapa
correspondente à terceira série do Ensino Médio Regular), alunos de uma escola
pública localizada no município de Colatina - ES. A pesquisa é de natureza
qualitativa e possui aproximações com a Pesquisa Participante. Os procedimentos
metodológicos envolveram a coleta de dados por meio de anotações no diário de
campo, observação em sala de aula e aplicação de questionários aos sujeitos
pesquisados. Para o desenvolvimento da investigação, elaborou-se uma atividade
de ensino com alguns conceitos de Geometria Analítica, que foi trabalhada com os
sujeitos pesquisados. A análise da atividade apontou para uma possibilidade de
utilização da perspectiva histórico-cultural de forma a favorecer o ensino e a
aprendizagem da Matemática na EJA. A atividade didática desenvolvida durante
esta pesquisa compõe um produto educativo denominado Guia Didático, e se
destina ao ensino de alguns conceitos de Geometria Analítica na Educação de
Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research approach the use of historical and cultural aspects of the students as a
contribution to the process of teaching and learning mathematics, more specifically
some concepts of analytic geometry. The general objective of this research is to carry
out a pedagogical practice that considers and respects the cultural aspects of
students and contribute to the learning of them. In that sense, we look for develop
didactic-methodological practices that have proximity to the Historical-Cultural Theory
(Vygotsky) and Activity Theory (Leontiev). The subjects were students of the third
high school stage in the Youth and Adult Education mode (step corresponding to the
third year of high Regular Education), students of a public school in the city
ofColatina - ES. The research is qualitative and has approaches to Participant
research. Our methodological procedures involved the collection of data, notes in
field diary, observation in the classroom and questionnaires forthe students. For the
development of research we created an educational activity that addresses some
concepts of analytic geometry. This educational activity has been crafted with the
researched subject, the analysis of this activity pointed to the possibility of using the
historical-cultural perspective to encourage the teaching and learning of mathematics
in adult education. The didactic activity developed during this study compose an
educational product, we call Didactic Guide, for teaching some concepts of analytic
geometry in the Youth and Adult Education. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Geometria analítica | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A utilização de saberes culturais como contribuição para o ensino e a aprendizagem de conceitos de geometria analítica em turma de EJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais