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A formação de professores numa perspectiva da pedagogia crítica: uma leitura da Licenciatura em Pedagogia do IFES - Campus Itapina

dc.contributor.advisorCaliari, Rogério Omar
dc.contributor.authorCosta, Lais Nascimento
dc.date.accessioned2022-08-30T13:06:56Z
dc.date.available2022-08-30T13:06:56Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCOSTA, Lais Nascimento. A formação de professores numa perspectiva da pedagogia crítica: uma leitura da Licenciatura em Pedagogia do IFES - Campus Itapina. 2022. 66 f. Monografia ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2277
dc.description.abstractA Educação Crítica, também conhecida através do pensamento freiriano como Educação Libertadora, surge como resposta aos discursos e práticas da Educação Tradicional Bancária, idealizada e promovida pela hegemonia, destinada à classe trabalhadora. Quando se trata da formação de professores, os cursos de licenciatura que trabalham nessa perspectiva de Educação crítica, contribuem para a formação de docentes conscientes e preocupados com a transformação de sua realidade e de seus educandos. Esta pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, caracterizada como Estudo de Caso, tem como objetivo a leitura da formação docente dos graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina, e analisar, pela ótica dos futuros docentes, se o curso trabalha numa perspectiva de formação crítica emancipadora. Para esta finalidade foi aplicado um questionário eletrônico com perguntas fechadas. Para dialogar com a pesquisa e discutir sobre o conceito de Educação Libertadora, utilizamos como quadro teórico principal os pensamentos de Paulo Freire (1979, 1989, 1996, 2001, 2013). O desejo de realizar este trabalho surgiu através de experiencias em escolas públicas como estagiária e como educadora social, onde foi presenciado uma postura neutra e passividade de professores já atuantes, além de legitimar mais ainda situações de desigualdade em sala de aula. A partir das reflexões, conclui-se que a maioria dos participantes reconhecem que a Instituição promove um curso na perspectiva crítica emancipadora, onde também foi possível identificar um retorno positivo dos participantes a respeito da formação que estão recebendo. Durante a pesquisa, Paulo Freire é apontado pelos estudantes como o teórico mais presente nos conteúdos abordados no curso, considerando que o autor é um dos principais pensadores que defende a Educação para a criticidade.pt_BR
dc.description.abstractCritical Education, also known through Freire's thought as Liberating Education, arises as a response to the discourses and practices of Traditional Banking Education, idealized and promoted by hegemony, aimed at the working class. When it comes to teacher training, licensure courses that work from this perspective of critical education contribute to the training of teachers who are aware and concerned with the transformation of their reality and that of their students. This qualitative and exploratory research, characterized as a Case Study, aims to read the teaching training of undergraduates in the Pedagogy Degree course at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Itapina, and to analyze, from the perspective of future teachers, whether the course works from a perspective of emancipatory critical training. For this purpose, an electronic questionnaire with closed questions was applied. In order to dialogue with the research and discuss the concept of Liberating Education, we used the thoughts of Paulo Freire (1979, 1989, 1996, 2001, 2013) as the main theoretical framework. The desire to carry out this work arose through experiences in public schools as an intern and as a social educator, where a neutral posture and passivity of already active teachers was witnessed, in addition to further legitimizing situations of inequality in the classroom. From the reflections, it is concluded that most of the participants recognize that the Institution promotes a course in the emancipatory critical perspective, where it was also possible to identify a positive feedback from the participants regarding the training they are receiving. During the research, Paulo Freire is pointed out by the students as the most present theorist in the contents covered in the course, considering that the author is one of the main thinkers who defends Education for criticality.pt_BR
dc.format.extent66 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectFormação crítica de professorespt_BR
dc.subjectFormação crítica emancipadorapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleA formação de professores numa perspectiva da pedagogia crítica: uma leitura da Licenciatura em Pedagogia do IFES - Campus Itapinapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coGonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.institutionifespt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.memberCaliari, Rogério Omar
dc.contributor.memberGonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires
dc.contributor.memberZorthêa, Kátia Silene
dc.contributor.memberSouza, Adriano Ramos de
dc.contributor.memberCorona, George Francisco


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