dc.contributor.advisor | Caliari, Rogério Omar | |
dc.contributor.author | Costa, Lais Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T13:06:56Z | |
dc.date.available | 2022-08-30T13:06:56Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Lais Nascimento. A formação de professores numa perspectiva da pedagogia crítica: uma leitura da Licenciatura em Pedagogia do IFES - Campus Itapina. 2022. 66 f. Monografia ( Curso Superior Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2277 | |
dc.description.abstract | A Educação Crítica, também conhecida através do pensamento freiriano como
Educação Libertadora, surge como resposta aos discursos e práticas da Educação
Tradicional Bancária, idealizada e promovida pela hegemonia, destinada à classe
trabalhadora. Quando se trata da formação de professores, os cursos de licenciatura
que trabalham nessa perspectiva de Educação crítica, contribuem para a formação de
docentes conscientes e preocupados com a transformação de sua realidade e de seus
educandos. Esta pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, caracterizada como
Estudo de Caso, tem como objetivo a leitura da formação docente dos graduandos do
curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus
Itapina, e analisar, pela ótica dos futuros docentes, se o curso trabalha numa
perspectiva de formação crítica emancipadora. Para esta finalidade foi aplicado um
questionário eletrônico com perguntas fechadas. Para dialogar com a pesquisa e
discutir sobre o conceito de Educação Libertadora, utilizamos como quadro teórico
principal os pensamentos de Paulo Freire (1979, 1989, 1996, 2001, 2013). O desejo
de realizar este trabalho surgiu através de experiencias em escolas públicas como
estagiária e como educadora social, onde foi presenciado uma postura neutra e
passividade de professores já atuantes, além de legitimar mais ainda situações de
desigualdade em sala de aula. A partir das reflexões, conclui-se que a maioria dos
participantes reconhecem que a Instituição promove um curso na perspectiva crítica
emancipadora, onde também foi possível identificar um retorno positivo dos
participantes a respeito da formação que estão recebendo. Durante a pesquisa, Paulo
Freire é apontado pelos estudantes como o teórico mais presente nos conteúdos
abordados no curso, considerando que o autor é um dos principais pensadores que
defende a Educação para a criticidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Critical Education, also known through Freire's thought as Liberating Education, arises
as a response to the discourses and practices of Traditional Banking Education,
idealized and promoted by hegemony, aimed at the working class. When it comes to
teacher training, licensure courses that work from this perspective of critical education
contribute to the training of teachers who are aware and concerned with the
transformation of their reality and that of their students. This qualitative and exploratory
research, characterized as a Case Study, aims to read the teaching training of
undergraduates in the Pedagogy Degree course at the Federal Institute of Espírito
Santo - Campus Itapina, and to analyze, from the perspective of future teachers,
whether the course works from a perspective of emancipatory critical training. For this
purpose, an electronic questionnaire with closed questions was applied. In order to
dialogue with the research and discuss the concept of Liberating Education, we used
the thoughts of Paulo Freire (1979, 1989, 1996, 2001, 2013) as the main theoretical
framework. The desire to carry out this work arose through experiences in public
schools as an intern and as a social educator, where a neutral posture and passivity
of already active teachers was witnessed, in addition to further legitimizing situations
of inequality in the classroom. From the reflections, it is concluded that most of the
participants recognize that the Institution promotes a course in the emancipatory
critical perspective, where it was also possible to identify a positive feedback from the
participants regarding the training they are receiving. During the research, Paulo Freire
is pointed out by the students as the most present theorist in the contents covered in
the course, considering that the author is one of the main thinkers who defends
Education for criticality. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Formação crítica de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação crítica emancipadora | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.title | A formação de professores numa perspectiva da pedagogia crítica: uma leitura da Licenciatura em Pedagogia do IFES - Campus Itapina | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires | |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | ifes | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.member | Caliari, Rogério Omar | |
dc.contributor.member | Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires | |
dc.contributor.member | Zorthêa, Kátia Silene | |
dc.contributor.member | Souza, Adriano Ramos de | |
dc.contributor.member | Corona, George Francisco | |
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