Show simple item record

Espelho, espelho meu, que professora sou eu? Reflexos e refrações sobre a formação do professor de Língua Portuguesa e os novos letramentos em um estudo autoetnográfico

dc.contributor.advisorCasotti, Janayna Bertollo Cozer
dc.contributor.authorBasoni, Isabel Cristina Gomes
dc.date.accessioned2022-08-29T18:20:23Z
dc.date.available2022-08-29T18:20:23Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBASONI, Isabel Cristina Gomes. Espelho, espelho meu, que professora sou eu?: reflexos e refrações sobre a formação do professor de língua portuguesa e os novos letramentos em um estudo autoetnográfico. 2022. 258 f. (Programa de Pós-Graduação em Linguística - Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2273
dc.description.abstractRESUMO: A formação do professor de Língua Portuguesa e as práticas de Novos Letramentos são temas importantes para a área educacional e que ainda carecem de investigações. Assim, este estudo visa contribuir com a construção de conhecimentos sobre tais questões, apoiando-se, metodologicamente, na autoetnografia (ADAMS; JONES; ELLIS, 2015; VERSIANI, 2002; ONO, 2017; PAIVA, 2018; FADINI, 2020; MULIK, 2021). As fontes de dados são vivências da pesquisadora, apresentadas a partir de reflexões críticas sobre textos, imagens, epifanias, narrativas e documentos (re)constituídos no processo investigativo. Metaforicamente, trata-se de um processo de olhar para um espelho em que a trajetória formativa e atuação docente vão sendo refletidas e refratadas (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014) e interpretadas pela professora-pesquisadora, tendo em vista sua participação singular em cada momento apresentado, sempre em um ato ativamente responsável (BAKHTIN, 2010). O estudo ancora-se na perspectiva pós-moderna de fazer pesquisa e de produção do conhecimento que aponta para a necessidade de desaprendizagem de crenças arraigadas relacionadas à educação e linguagem (MOITA LOPES, 2013); de abertura de espaço para as vozes do sul (KLEIMAN, 2013); de promoção de ensino com base nas novas formas de pensar e aprender, potencializadas pelas novas tecnologias digitais (FERRAZ, 2014; DUBOC, 2011; 2015); de elaboração de novas propostas de formação de professores (FREIRE; LEFFA, 2013; MILLER, 2013; MONTE MÓR, 2013). Com base em tais pressupostos e nos resultados obtidos na investigação, defende-se a formação de professores como um processo dialógico de análises reflexivas sobre as práticas educacionais e compartilhamento de experiências e de saberes entre os pares. Defende-se, ainda, a necessidade de o docente ser sujeito agente de seu processo formativo e que, nesse processo, seja envolvido em práticas que contribuam para possibilitá-lo tornar-se o “novo professor” para atuar com os “novos sujeitos” que as pesquisas sobre os novos letramentos vêm apontando (KALANTZIS; COPE, 2012).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Portuguese language teacher education and New Literacies practices are important topics in the educational field that still need investigation. Thus, this study aims to contribute to the construction of knowledge on such issues. To do so, this research is based on autoethnography as a methodology (ADAMS; JONES; ELLIS, 2015; VERSIANI, 2002; ONO, 2017; PAIVA, 2018; FADINI, 2020; MULIK, 2021)., and presents the researcher’s experiences as its source of data. Those experiences are presented in the light of critical reflections about texts, images, epiphanies, narratives and documents which have been (re)contrstructed in the process of inquiry. Metaphorically speaking, this study engages in a process of looking at oneself in the mirror in which the teacher education process and the teaching practices are reflected, refracted (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014) and interpreted by the teacherresearcher, who has in mind her particular role in each moment being presented, each feeling that is revealed, each thought and state of mind that is given away, always in an actively responsible act (BAKHTIN, 2010). This study is based on a post-modern perspective of research and knowledge production which points out to the necessity of unlearning rooted beliefs in the educational field (MOITA LOPES, 2013); making room for the voices of the South (KLEIMAN, 2013); promoting educational practices supported by new ways of thinking and learning, powered by new digital technologies (FERRAZ, 2014; DUBOC, 2011; 2015); and elaborating new proposals for teaching education (FREIRE; LEFFA, 2013; MILLER, 2013; MONTE MÓR, 2013). Based on those principles and on the results obtained in this inquiry, this thesis defends teacher education as a dialogical process in which educational practices are analyzed through critical and reflexive lenses, and experiences as well as knowledge are shared among peers. It also states the importance of understanding educators as subjects who are agents of their educational process, as they engage in practices which aid them to become the “new teacher” who is able to perform with “new subjects” that new literacy research has been pointing out (KALANTZIS; COPE, 2012).pt_BR
dc.format.extent258 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.titleEspelho, espelho meu, que professora sou eu? Reflexos e refrações sobre a formação do professor de Língua Portuguesa e os novos letramentos em um estudo autoetnográficopt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7115127494082418pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
dc.identifier.capes30001013022P9pt_BR
ifes.course.underposgraduateEstudos Línguisticos
dc.contributor.memberFerraz, Daniel de Melo
dc.contributor.memberTomazi, Micheline Mattedi
dc.contributor.memberOno, Fabrício Tetysuia Parreira
dc.contributor.memberMachado, Flávia Medeiros Alvaro
dc.degree.programPrograma de Pós-graduação em Linguísticapt_BR
dc.degree.knowledgeAreaTeoria e Análises Linguísticaspt_BR
dc.degree.researchAreaLinguística Aplicadapt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1277-1569pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record