Show simple item record

Relações entre a neurociência cognitiva e educação matemática

dc.contributor.advisorElizangela, Tonelli
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Moreira
dc.date.accessioned2022-08-29T17:09:26Z
dc.date.available2022-08-29T17:09:26Z
dc.date.issued2022-08-25
dc.identifier.citationPEREIRA, Beatriz Moreira. Relações entre a neurociência cognitiva e educação matemática: uma revisão sistemática da literatura. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2269
dc.description.abstractRESUMO: A neurociência cognitiva e a educação matemática possuem pontos de interseção, um deles é: o interesse pelo aprendizado. Com isso, o presente trabalho buscou apresentar uma revisão sistemática dos estudos que abordam a neurociência cognitiva e educação matemática. A partir dos procedimentos da revisão sistemática de Camilo e Garrido (2019), a busca por publicações científicas foi feita nas bases Scopus, ERIC, Web of Science e Scielo, sem recorte temporal, artigos que relacionassem a neurociência e à educação matemática. Foram encontrados 10artigos, sendo 5 de revisão de literatura e 5 de pesquisa aplicada. As produções científicas abarcaram estudos envolvendo diversos objetos de estudo como: a) contagem; b) representações numéricas; c) ansiedade matemática; d) resolução de problemas; e) divisão de números racionais; f) cálculo aritmético, g) educação matemática e h) frações.Embora tenha percebido um crescente interesse a partir de 2015 dos pesquisadores brasileiros sobre o assunto, notou-se que há uma escassez no número de publicações relacionadas a temática, sendo importante que a comunidade científica volte o olhar para a neurociência cognitiva em conjunto com a educação matemática.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Cognitive neuroscience and mathematical education have intersection points, one of which is: interest in learning. Thus, the present work sought to present a systematic review of studies addressing cognitive neuroscience and mathematical education. Based on the procedures of the systematic review of Camilo and Garrido (2019), the search for scientific publications was made in the Scopus, ERIC, Web of Science and Scielo databases, without time- cutting, articles that related neuroscience and mathematics education. We found 10 articles, 5 of which were literature review and 5 were applied. The scientific productions included studies involving several objects of study such as: a) counting; b) numerical representations; c) mathematical anxiety; d) problem solving; e) division of rational numbers; f) aritmetic calculus, g) mathematics education and h) fractions. Although it has seen a growing interest from 2015 of Brazilian researchers on the subject, it was noted that there is a scarcity in the number of publications related to the meme, and it is important that the scientific community looks back at cognitive neuroscience in conjunction with mathematical education.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.titleRelações entre a neurociência cognitiva e educação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeuma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.contributor.institutionIFESpt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4908961209200145pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.memberBarbosa, Geovane Carlos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0434333425438480pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0302-7650pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9159-1333pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0595-632Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record